NULL
6/3/2024
Nos dias 10, 11 e 12 de abril será realizado de forma online, com o apoio da UDF - Centro Universitário do Distrito Federal, o X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil.
O evento busca socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das IES.
O Fórum destina-se a professores, coordenadores e gestores educacionais das Instituições de ensino aliadas ao Consórcio STHEM Brasil, bem como professores e profissionais da área de educação das demais instituições públicas e privadas de ensino básico e superior.
O Centro Universitário UNINOVAFAPI enviou ao evento 33 trabalhos. Confira a lista dos professores e trabalhos submetidos:
Autor principal Coautores Título
Adriana Cavalcanti De Macêdo
Francisco Valmor Macedo Cunha.
Importância da associação da pesquisa clínica no ensino de neurociências em fisioterapia.
Alessandro Carvalho Alves Dos Santos
Elenir Cardoso Figueiredo, Luciana Melo De Farias.
Tarô nutricional: desenvolvendo uma abordagem criativa para educação alimentar e nutricional.
Aracelly Moreira Magalhaes
-
Tecnologia bim: conceito e aplicação na prática projetual de Arquitetura.
Carol Chaves Mesquita E Ferreira -
Concurso de pontes de palito de picolé.
Danieles Guimarães Oliveira
- Uso de paródia na ensinagem de citologia e histologia para cursos de saúde: um relato de experiência.
Dione Cardoso De Alcântara
Alexandre Augusto Batista De Lima, Alonso Pereira Duarte Júnior , Aurelio Lobao Lopes, Fernanda Cláudia Miranda Amorim.
A utilização do fishbowl como ferramenta estratégica de aprendizagem para discentes do curso de direito.
Elenir Cardoso Figueiredo
Alessandro Carvalho Alves Dos Santos , Igo Yossi Lima Fonseca.
Design thinking como estratégia interventiva na resolução de conflitos em um curso de saúde em uma IES em Teresina (PI)
Fortunato José De Moraes Neto -
Programa de Tv casos de nutrição: uma inovadora ferramenta de educação alimentar e nutricional por meio de simulação
Franciléia Nogueria Albino
-
O uso das Tics no ensino superior: aprendizagem remota eficaz.
Francisco Renato Sampaio Da Silva
-
Práticas inovadoras em biblioteca universitária: uma análise da reorganização do espaço com base nos níveis de ruído.
Francisco Valmor Macedo Cunha Adriana Cavalcanti De Macêdo , Gilderlene Alves Fernandes Barros Araújo, Nivea Maria Ribeiro Rocha Da Cunha.
Aplicabilidade da metodologia OSCE no ensino da fisioterapia: uma revisão integrativa.
Gilderlene Alves Fernandes Barros Araújo Danieles Guimarães Oliveira , Fernanda Cláudia Miranda Amorim , Francilio De Carvalho Oliveira , Francisco Valmor Macedo Cunha.
Práticas interdiciplinares em extensão, pesquisa e ensino no curso de medicina – relato de experiência.
Gillian Santana Mendes Lira
Alexandre Augusto Batista De Lima, José Augusto De Carvalho Mendes Filho.
A utilização do Pecha Kucha na revisão dos conteúdos da teoria geral dos contratos.
Giselle Maria Ferreira Lima Verde
Marconi Raphael De Siqueira Rêgo , Matheus Araújo Brito Santos Lopes.
Multiplicidade de atuações do acadêmico de odontologia no estágio curricular: relato de experiência.
Igo Yossi Lima Fonseca
Elenir Cardoso Figueiredo.
Correção de questões discursivas pelos pares: metodologia para o desenvolvimento e escrita acadêmica.
Isis Meireles Rodrigues Sampaio
-
A gameficação como agente de transformação social e difusão de saberes.
Ivonaldo Da Silva Mesquita
-
Mostra da história das constituições brasileiras como estratégia de ensino-aprendizagem.
José Augusto De Carvalho Mendes Filho
Gillian Santana Mendes Lira.
A importância do núcleo de prática jurídica nas instituições de ensino superior.
Julio César Ayres Ferreira Filho
-
A importância da e o respeito pelo acompanhante no ato da má notícia pelo protocolo Spikes.
Juscélia Maria De Moura Feitosa Veras
Carolinne Kilcia Carvalho Sena , Juliana Macêdo Magalhães.
Ação educativa sobre prevenção e cuidado do câncer de colo do útero.
Kelly Caroline Barros Aragão
-
Fortalecendo vínculos: o impacto positivo do acolhimento docente em uma instituição de ensino superior.
Luana Alves De Oliveira
-
Prática inovadora para a disciplina de visual em Arquitetura: eu, arquiteto(a) - dinâmica do eu.
Lucelia Oliveira Paula -
Ações de extensão na higiene e conservação dos alimentos com comerciantes de refeições na nova Ceasa Piauí.
Luciana Melo De Farias
Alessandro Carvalho Alves Dos Santos, Valdenia Karoline Costa Nascimento, Vania Marisa Da Silva Vasconcelos.
Simulação realística de biodisponibilidade de nutriente como metodologia ativa no ensino de Nutrição.
Marconi Raphael De Siqueira Rêgo
Giselle Maria Ferreira Lima Verde. Rotação por estações e os sentidos na prática odontológica na disciplina de materiais dentários.
Maria De Lourdes Sampaio Da Silva
- Planejamento estratégico – ferramenta de gestão no processo de desdobramento de metas.
Michely Laiany Vieira Moura
- Tecnologias educacionais e inteligência artificial como estratégias de ensino-aprendizagem.
Nara Livia Rezende Soares Da Paz Oliviera
-
A gincana como estratégia para incentivar o aprendizado – relato de experiência.
Nidiany Da Silva Medeiros - Metodologias ativas na disciplina de fisioterapia em uroginecologia e obstetrícia: uma prática de aprendizagem.
Renan Maycon Mendes Gomes
-
Práticas da disciplina de ciências dos materiais para Arquitetura e Urbanismo.
Renata Aparecida Miyabara
Francisco Antonio Sousa Soares, Jamile Vanessa Morais Veloso Soares.
Habilidades necessárias para atuação do líder em tempos de mudanças.
Sandra Vieira De Oliveira
Francisco Onival Melo De Araújo, Renata Aparecida Miyabara.
Projeto de acolhimento e assistência aos venezuelanos: vivência de extensão.
Thiago Henrique Gonçalves Moreira
Matheus Araújo Brito Santos Lopes.
Metodologia ativa na liga odontológica: inovação no diagnóstico e tratamento de lesões bucais.