Apresentação
NED - Núcleo de Experiência Discente
O Núcleo de Experiência Discente - NED, é o espaço de atendimento às necessidades cotidianas dos discentes.
Constitui-se por uma equipe multidisciplinar responsável por acolher, orientar e conduzir os alunos dos cursos de graduação e pós graduação AFYA, presenciais e à distância, em questões acadêmicas e pessoais, prestando atendimento humanizado, assegurando a equidade de condições para o exercício da vida acadêmica.
O NED tem como objetivo geral constituir-se em um espaço de escuta, reflexão e ações sobre as condições social, emocional e pedagógica do discente, compreendendo a dinâmica de seu processo de ensino aprendizagem, especialmente seu papel como protagonista da jornada de formação acadêmica.
Funcionamento
Acolhimento Coletivo
O NED é responsável por coordenar todo o apoio discente. A preferência por atividades/ atendimentos coletivos em detrimento dos individuais se justificada por vários motivos:
- Eficiência: Atendimentos coletivos permitem que o NED alcance um maior número de estudantes simultaneamente, otimizando a utilização de recursos limitados, como tempo e pessoal. Isso é especialmente relevante em cursos desafiadores como Medicina, onde a demanda por suporte é significativa.
- Troca de experiências entre os estudantes: Sessões coletivas facilitam a troca de experiências entre os estudantes. Essa interação promove um ambiente colaborativo, onde os estudantes podem compartilhar suas vivências.
- Desenvolvimento de habilidades interpessoais: Atendimentos coletivos propiciam um ambiente adequado para o desenvolvimento de habilidades interpessoais.
- Criação de uma comunidade acadêmica coesa: Participar de atendimentos coletivos promovidos pelo NED contribui para a construção de uma comunidade acadêmica mais unida. Isso fortalece os laços entre os estudantes, proporcionando um ambiente de apoio mútuo.
Embora atendimentos individuais tenham seu valor em cenários específicos, a preferência por atendimentos coletivos é impulsionada pela busca de eficiência, fomento à interação entre os estudantes e, especialmente, pelo foco no desenvolvimento de habilidades interpessoais.
Comissão de Inclusão e acessibilidade (CIA)
A CIA terá como foco discutir, propor e implementar ações de aprimoramento nas políticas referentes a Infraestrutura acessível, acessibilidade pedagógica e Curricular; Acessibilidade na Comunicação; e incentivo a Pesquisa e Inovação em Acessibilidade da IES AFYA.
O NED assume a liderança nas iniciativas voltadas para implementar e fortalecer práticas de inclusão e acessibilidade. Diante dessa importante responsabilidade, é essencial que todos os setores envolvidos estejam plenamente engajados e informados sobre as mudanças, atualizações e diretrizes em Inclusão e Acessibilidade (I&A) da unidade.
Para garantir esse compromisso, o NED coordenará reuniões e momentos de desenvolvimento com a Comissão de Inclusão e Acessibilidade, NAPED, coordenadores de curso e professores com o objetivo de apresentar o novo fluxo, esclarecer as diretrizes estabelecidas e compartilhar informações sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), agora alinhado com os padrões nacionais.
A participação ativa de todos os envolvidos é fundamental para assegurar que nossa comunidade acadêmica seja verdadeiramente inclusiva e acessível.
1. Atualização diretrizes nacionais
2. Atualização de fluxo
3. Plano Educacional individualizado (PEI)
A CIA será coordenada pelo NED, sendo constituída por uma equipe multidisciplinar, tendo, necessariamente, no mínimo, os seguintes integrantes:
- Coordenador de NED
- Coordenador de Pesquisa e Extensão;
- Intérprete de Libras;
- Técnico administrativo (preferencialmente Pcd);
- Representante discente (preferencialmente Pcd e/ou transtorno de aprendizagem);
- Representante docente (sugestão, Integrante NAPED).
A CIA será responsável por:
1. Monitoramento e Comunicação Efetiva
2. Sensibilização/Humanização
3. Acessibilidade e aprendizagem
.png)
Monitoria
Monitoria 2025.1
Confira ocronograma!
- Publicação do edital: 30 de janeiro
- Período de inscrições: 30 de janeiro a 07 de fevereiro
- Divulgação das inscrições deferidas: 19 de fevereiro
- Prazo de recursos da etapa das inscrições: 20 e 21 de fevereiro
- Lista das inscrições deferidas após recursos e convocação paraAvaliação Teórica de Conhecimentos Específicos: 22 de fevereiro
- Aplicação da Avaliação de Conhecimentos Específicos -Teórica:27 de fevereiro - 19h30 às 21h30
- Divulgação do gabarito: 28 de fevereiro
- Divulgação do resultado preliminar: 11 de março
- Prazo para recurso do resultado preliminar: 12 de março
- Divulgação do resultado dos recursos: 14 de março
- Resultado do processo seletivo: 17 de março
- Integração: 18 de março
- Assinatura do termo de compromisso e entrega do PlanodeAtividades de Monitoria: 18 a 21 de março
- Vigência da Monitoria: Semestre letivo 2025.1
A Monitoria é uma atividade acadêmica que tem por finalidade despertar nos alunos o interesse pela carreira docente, criando condições para o aperfeiçoamento técnico e o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à atividade docente, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino no UNINOVAFAPI. Objetivos principais da Monitoria:
- Propiciar ao aluno a oportunidade de desenvolver competências e habilidades relacionadas à prática docente;
- Possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos que o monitor estiver desenvolvendo nas atividades de Monitoria;
- Promover maior integração dos segmentos do UNINOVAFAPI por meio da interação entre docentes e discentes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Contribuir com a qualidade do ensino na graduação por meio da colaboração, junto aos docentes, no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas.
São atribuições do monitor:
- Conhecer e pautar suas atividades segundo este Edital, bem como ter ciência de que a prática do conjunto das atividades contempladas pela Monitoria deve ser, impreterivelmente, orientada, avaliada e supervisionada pelo docente da disciplina objeto da Monitoria, segundo estabelecido no Plano de Atividades da Monitoria;
- Participar da elaboração do Plano de Atividades da Monitoria, junto do professor supervisor;
- Participar de atividades que propiciem o aprofundamento na disciplina, tais como: revisão de textos, elaboração de resenhas, de textos didáticos, roteiro de estudo e de regulação;
- Propiciem o desenvolvimento de habilidades teórico-práticas;
- Participar de atividades de formação continuada, por meio do Programa de Formação de Monitores UNINOVAFAPI;
- Orientar o corpo discente, individualmente ou em grupos, sob supervisão do docente responsável, com vistas ao aprofundamento dos conteúdos em estudo compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência, de acordo com a dinâmica curricular de cada curso;
- Cumprir carga horária semanal de atividades correspondente a 8h (oito horas), segundo o Plano de Atividades da Monitoria estabelecido pelo professor da disciplina objeto da Monitoria.
- Apresentar frequência integral às atividades de monitoria, respeitando locais, dias e horários estabelecidos no Plano de Atividades de Monitoria;
- Comunicar antecipadamente ao professor casos de ausência, submetendo também à aprovação da Coordenação eventuais propostas de troca de horário, se necessárias;
- Registrar, em formulários próprios, frequência, conteúdo da atividade/orientação realizada e a quantidade de alunos atendidos.
São atribuições do Professor Orientador da Monitoria da IES:
- Participar do processo de seleção dos monitores;
- Elaborar, em conjunto com o monitor, o Plano de Atividades de Monitoria, a fim de garantir a prática conjunta do processo de ensino e aprendizagem;
- Orientar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas pelo monitor, contempladas pelos objetivos da Monitoria, nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, a fim de que sua natureza seja pedagógica-educativa;
- Acompanhar frequência do monitor na atividade de Monitoria, observando os critérios de assiduidade e pontualidade;
- Elaborar, junto ao monitor, o Relatório Semestral de Avaliação do Desempenho;
- Zelar pelo cumprimento do Plano de Atividades de Monitoria, prazos e envio de informações ao Núcleo de Experiência Discente – NED.
Centro Acadêmico
- Saiba mais sobre os Centros acadêmicosCENTRO ACADÊMICOAPRESENTAÇÃOOs Centros Acadêmicos (CA's) são as entidades de base que representam os estudantes de Graduação, em cada curso. Isso significa que todo estudante matriculado nos cursos de Graduação do UNINOVAFAPI AFYA pode se aproximar de um CA e também contribuir para sua construção. Ele promove um espaço muito importante de encontro entre os estudantes para articulação de seus debates, reivindicações, projetos e estratégias. Os CA's também servem como ponte de relação entre o corpo estudantil e as instâncias administrativas da IES.Como um Centro Acadêmico funciona?
Os Centros Acadêmicos se organizam a partir de gestões que permanecem por um ano na direção da entidade. Após cada ano e encerramento de uma gestão, são convocadas novas eleições, organizadas pela gestão atual em conjunto com a coordenação do curso. Durante os períodos eleitorais, os estudantes do curso debatem quais os princípios das chapas concorrentes, seus programas, o que pretendem realizar caso tomem posse, sua concepção de universidade, entre outras questões; para então votar e eleger a chapa que melhor representa os anseios dos estudantes em determinado momento histórico.O que um Centro Acadêmico é capaz de realizar?Dentre as funções básicas de um CA, está a busca por melhorias no curso (seja no âmbito da formação, das políticas estudantis ou da infraestrutura dos espaços), fazer a recepção dos calouros e a integração universitária, realizar a representação estudantil nos órgãos colegiados e construir a política com os estudantes em suas diferentes formas. Para tal, além das reuniões ordinárias um CA pode também promover espaços culturais, debates, rodas de conversa sobre temas diversos, organizar semanas acadêmicas, eventos, palestras, atividades esportivas, atividades artísticas, grupos de estudos e de leitura, entre outras atividades que a inventividade e anseio dos estudantes é capaz de construir.Modelos de documentaçãoModelo de Ata de PosseModelo de EstatutoFormulário de RegistroRelatório Parcial/ Final do CA