Modalidade Profissional - Reconhecido pelo CAPES
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O primeiro curso aprovado pela CAPES em uma instituição privada no Estado do Piauí
Seleção de Discentes
Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família
Mestrado 2024 - Edital Retificado
O Centro Universitário UNINOVAFAPI/AFYA iniciou seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em agosto de 2011, com a implantação do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família, sendo o primeiro curso aprovado pela CAPES em uma instituição privada no Estado do Piauí. O currículo do curso é constituído por 5 disciplinas obrigatórias (19 créditos) e 8 disciplinas optativas (21 créditos). O aluno deverá cursar 19 créditos das disciplinas obrigatórias e no mínimo 12 créditos das disciplinas optativas, totalizando para conclusão 31 créditos, o que corresponde a 465 horas. Além disso, serão atribuídos 20 créditos em Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), sendo 10 créditos para discussões dos projetos de pesquisa em grupos e 10 créditos para orientação dos docentes aos cursos de graduação, incluindo uma especialização em Saúde da Família, desde março de 2006.
O UNINOVAFAPI/AFYA consolida-se como Instituição de referência na região, tanto pela qualidade dos seus cursos e de suas ações acadêmicas quanto pelo resultado das avaliações realizadas pelos órgãos reguladores do MEC, com destaque para o desempenho na avaliação externa em 2017, resultando no Conceito Institucional 5 (cinco), conforme a Portaria de Recredenciamento da IES Nº 1.361, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017
Na implantação de seu projeto Institucional, o UNINOVAFAPI pauta-se em princípios que se constituem em referências para a consecução de um projeto focado no fortalecimento de relações de respeito às diferenças e no compromisso Institucional de democratização e acessibilidade ao saber, elementos decisivos no processo de construção da cidadania. Esse compromisso ainda se expressa em propostas que visam a progressiva integração do UNINOVAFAPI/AFYA com a comunidade e ampliação da oferta de cursos, serviços e produção do saber por meio da realização de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, que ofereçam oportunidades de desenvolvimento socioeconômico, artístico, cultural, científico e tecnológico do Estado, da região e do país, fortalecendo, assim, o compromisso de apoio ao desenvolvimento e socialização do saber, superando dificuldades espaciais ou temporais e propiciando a acessibilidade ao ensino em um contexto social marcado pelo crescimento urbano acelerado que impõe enormes demandas sociais muito acima da capacidade de atendimento pela estrutura disponível.
Na perspectiva de fomentar o desenvolvimento da pós-graduação e pesquisa no âmbito do UNINOVAFAPI/AFYA, são desenvolvidas as seguintes ações: oferecimento aos professores, dentre outros, incentivos como, bolsas de estudos para programas de doutorado, mestrado, especialização ou aperfeiçoamento; auxílio financeiro e operacional para participação em congressos, seminários, simpósios e eventos similares científicos, educacionais e culturais; cursos de treinamento e atualização profissional e divulgação e/ou publicação de teses, dissertações, monografias ou outros trabalhos acadêmicos ou profissionais de seu pessoal docente; estabelecimento de parcerias de cooperação interinstitucional, considerando a necessidade de pesquisa e publicação, a qualificação de pessoal e o intercâmbio científico-cultural, por meio de intercâmbio de pesquisadores e de professores, da organização de cursos, conferências, seminários e outras atividades de caráter acadêmico e científico, do intercâmbio de informação e de publicações pertinentes para os objetivos estabelecidos, execução do Plano de Capacitação Docente, na busca de promover a qualidade das funções de ensino, pesquisa, extensão do UNINOVAFAPI/AFYA, por meio de cursos de pós-graduação, de treinamento e de atualização profissional, oportunizando aos seus professores e pessoal técnico-administrativo condições de aprofundamento e/ou aperfeiçoamento de seus conhecimentos científicos, tecnológicos e profissionais, estímulo constante e sistemático para a participação do docente do UNINOVAFAPI/AFYA em grupos de pesquisa e eventos acadêmicos nacionais e internacionais, em conselhos editoriais de periódicos, em bancas examinadoras de Mestrado e Doutorado de outras IES.
A gestão e organização das pesquisas desenvolvidas são realizadas a partir do planejamento institucional anual de trabalho, dos editais de pesquisa, publicados desde 2008 e já financiados 140 pesquisas dos Grupos de Estudo da IES. Editais de iniciação científica publicados desde 2006, e já financiadas 219 bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC/UNINOVAFAPI, de critérios e rotinas para os trâmites relacionados à formação, cadastro e certificação dos grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisas do Brasil/CNPq e dos seminários mobilizadores e organizadores de todo o processo.
Um dos meios oficiais para divulgação da produção científica nas diferentes áreas do saber no UNINOVAFAPI/AFYA é a Revista Interdisciplinar, de publicação contínua, criada em outubro de 2008, com registro no ISSN 1983-9413 (formato impresso) e no ISSN 2317-5079 (formato on-line), atualmente é qualis B3 (Qualis Único), está no seu volume 14; publicando manuscrito em todas as áreas da saúde.
Outros meios de publicação da produção científica da IES são os Anais resultantes das Jornadas Científicas realizadas anualmente desde 2006 e das Mostras dos trabalhos e produtos do Mestrado Profissional em Saúde da Família, realizadas desde 2012, com aproximadamente 5232 resumos publicados.
Para o desenvolvimento da Pós-Graduação, a Instituição adota como principais referenciais: observar, para a criação dos cursos, a condição básica de um corpo docente qualificado e as necessidades sócio-econômico-culturais do Piauí e região; estabelecer o número mínimo de vagas a serem oferecidas por curso, visando atender às exigências institucionais de qualidade desses cursos; assegurar, quando de interesse institucional e demanda regional, a criação de novos cursos, buscando recursos junto às Instituições de fomento à pesquisa e à pós-graduação; criar mecanismos de acompanhamento e avaliação dos cursos implantados, visando a manutenção do nível de qualidade e condicionar, para os docentes visitantes, a qualificação igual ou superior à do próprio quadro.
As estratégias básicas traçadas para a Pós-Graduação, visando um desenvolvimento organizado e sistemático dos Cursos, são as seguintes: oferecimento de condições para docentes qualificados participarem dos programas; desenvolvimento de planos de marketing, para a comunicação entre as comunidades interna e externa; implementação de Cursos de Pós-Graduação nas áreas de maior potencial acadêmico da Instituição, respeitadas as necessidades de mercado e aplicação de instrumentos para gestão, acompanhamento, controle e avaliação dos cursos.
Assim, as perspectiva de evolução e tendências do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família são boas, pois, mesmo sendo um Programa novo, já tem onze anos de existência, cada docente participa de grupo de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do Brasil – CNPq, possui um projeto de pesquisa amplo dentro da sua linha de atuação, que envolve os projetos dos alunos do mestrado, das monografias dos alunos da graduação e também dos projetos do PIBIC, com boas perspectivas de publicação dos resultados dessas pesquisas, com vistas à melhoraria do conceito do Programa.
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento do Estado do Piauí.
O Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família do UNINOVAFAPI tem como missão formar cidadãos éticos, tecnicamente competentes e politicamente responsáveis para a Estratégia Saúde da Família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento do Estado do Piauí, da região e do país.
Tem como finalidade a promoção do bem comum pelo desenvolvimento da ciência, pela difusão e preservação da cultura e pelo domínio e cultivo do saber humano na área da saúde e da Estratégia Saúde da Família.
Tem como objetivos:
OBJETIVO GERAL
Capacitar profissionais da área da saúde para buscarem conhecimentos, habilidades e atitudes para proporcionar a atenção à família como uma unidade integral, visando à eficácia e eficiência da Estratégia Saúde da Família (ESF) da região nordeste, por meio de investigação científica e do reconhecimento da saúde como um direito a cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o trabalho em equipe na Estratégia Saúde da Família embasado em valores morais, humanos, éticos e holístico;
Apreender os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que contribuam para melhorar a qualidade da atenção à saúde da família, proporcionando condições de mudar a qualidade de vida e de saúde desse núcleo familiar;
Ter oportunidade de apreender os instrumentos e ferramentas consideradas fundamentais para o desenvolvimento das práticas de saúde, de acordo com as políticas públicas, de forma que haja uma compreensão do processo saúde-doença;
Capacitar os profissionais da saúde para desempenharem ações fundamentais para a saúde da família, em todos os membros no ciclo vital (identificar diagnósticos prioritários da família e propor medidas de atenção, em conjunto família e equipe de saúde), na organização do serviço – planejamento e gestão, articulação de trabalho em equipe e de avaliação de resultados da atenção à família e ao serviço de saúde.
Propõe investigar a situação de saúde do indivíduo, família e coletividade
Propõe investigar a situação de saúde do indivíduo, família e coletividade para desenvolver e implementar estratégias de educação em saúde contemplando os aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e históricos inerentes ao contexto social, e aos principais agravos que acometem a população. Desenvolver estratégias para a segurança e promoção da saúde para a prevenção dos riscos advindos do processo de cuidar em saúde. Atuar no acompanhamento do perfil epidemiológico e contexto social da população numa perspectiva de promoção e educação para mudança de práticas prejudiciais à saúde e adoção de práticas saudáveis.
A saúde da família no ciclo vital e Gerenciamento dos serviços de saúde e Formação de recursos humanos
O MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA TEM AS SEGUINTES LINHAS:
1-A saúde da família no ciclo vital -Identifica os aspectos epidemiológicos do indivíduo, família e comunidade da região Nordeste, numa perspectiva de promoção e de educação para mudanças das práticas de saúde, com vistas a atender as políticas públicas do país. Propõe investigar a saúde do indivíduo, família e comunidade para implementar estratégias de atenção à família, no que tange a assistência, a educação e a gestão do cuidado.
2- Gerenciamento dos serviços de saúde e Formação de recursos humanos na atenção à saúde da família- Enfoca os aspectos da formação de recursos humanos para atenção à saúde da família no contexto da comunidade. Propõe investigar a necessidade de educação aos profissionais da saúde para atuar no contexto do trabalho interdisciplinar junto às famílias, principalmente na atenção básica. Fomenta o processo de articulação entre os profissionais para a compreensão das políticas públicas e de uma nova conscientização da atenção integral a família.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E OPTATIVAS
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Metodologia da Pesquisa - 4 créditos
Epidemiologia e Bioestatística em Saúde - 4 créditos
Tecnologias de Cuidado a Família e Desenvolvimento de produtos e processos – 4 Créditos
Políticas de Saúde e a Saúde da Família – 4 créditos
Seminário de Projetos I – 3 créditos
Seminário de Dissertação de Mestrado I – 10 créditos
Seminário de Dissertação de Mestrado II – 10 créditos
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Direito da Saúde da Família e a Cidadania – 3 Créditos
Educação em Saúde da Família – 3 créditos
Gerenciamento e Avaliação de Serviços de Saúde – 3 Créditos
Seminário de Projetos II - créditos
Processo de Trabalho na Estratégia Saúde da Família- 3 Créditos
Introdução ao Inglês Técnico – créditos
Processo de Cuidar da Família- 3 Créditos
Tecnologias de Cuidado a Família e Desenvolvimento de produtos e processos – 3 Créditos
Atenção à Saúde da Família: Criança e Adolescente, Mulher, Adulto e Idosos no Contexto Familiar, Social, Cultural e Ético - 3 Créditos
Conheça o corpo docente do mestrado
Magda Rogéria Pereira Viana
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SAÚDE DA FAMÍLIA NO CICLO VITAL – Desenvolve pesquisa na área da neurofarmacologia (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Depressão e Ansiedade) e farmacologia da inflamação (colite ulcerativa, artrite reumatoide), da toxicologia (estudos de toxicidade não clínicos em animais e sobre perfil epidemiológico de intoxicações exógenos), fitoterapia (estudos relacionados tanto a planta medicinal como seus produtos metabólitos bioativos) e atenção farmacêutica
SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE - Desenvolve estudos interdisciplinares na área de educação em saúde na atenção primária e nas estratégias para o cuidado na saúde da família no Ciclo Vital.
SAÚDE DA FAMÍLIA NO CICLO VITAL – Desenvolve pesquisa na área (Atenção à saúde, acesso e qualidade na atenção básica em saúde), estudos sobre o processo saúde-doença-cuidado, com a visão crítica sobre a biomedicina e a medicina centrada na pessoa. (Informação e saúde), análise das características e entraves à melhoria da qualidade das informações em saúde. (Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis), conceito de risco, vulnerabilidade, determinantes sociais em saúde e suas aplicações; atenção aos ciclos de vida.
SAÚDE FUNCIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA - Estuda a saúde funcional do homem, da mulher, da criança e do adolescente com enfoque na promoção, prevenção diagnóstico e tratamento no curso clínico de doenças com interesse epidemiológico e doenças negligenciadas.
FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA - Investiga os fatores de riscos à saúde do usuário da atenção primária, com ênfase em novas tecnologias.
SAÚDE MENTAL, SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA - Desenvolve estudos sobre o processo saúde-doença-cuidado e os modelos tecnoassistenciais nas áreas de saúde mental, saúde da criança e do adolescente.
SAÚDE DO ADULTO E SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO BÁSICA - Estuda a saúde da mulher e do adulto nos aspectos clínico, mental e social, com enfoque na promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento.
POLÍTICAS DE SAÚDE, GESTÃO E TRABALHO NA ATENÇÃO À SAÚDE DA FAMÍLIA
Engloba estudos sobre sistemas de saúde, políticas públicas, programas de saúde e seus impactos na atenção às pessoas, grupos e comunidades. Estudos sobre processos de trabalho e riscos à saúde do trabalhador; gestão em saúde; e, capacitação de recursos humanos em saúde.
MODELO DE AVANÇANDO "MEDICAL HOME" NA MEDICINA DE FAMÍLIA - Utilizando a Saúde Digital e a Integração de Big Data para uma Coordenação de Cuidados Contínuos, Abrangente e Centralizado no Paciente e com Resultados Aprimorados.
SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA NA ATENÇÃO BÁSICA - Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas da saúde da mulher e da criança contemplando sua implementação, avaliação e gerenciamento de recursos estruturais, logísticos e humanos bem como a formação profissional dos diversos atores constituintes do processo de políticas públicas.
PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA - Comprometido com a aplicação de transformação digital, análise de big data, desenvolvimento de diagnóstico precoce, estratégias terapêuticas e de prevenção de doenças.
INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE: AVANÇOS CONTEMPORÂNEOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA - Esta área de pesquisa visa explorar e desenvolver conceitos teórico-metodológicos que são mais apropriados para orientar a formação de profissionais de saúde, capacitando-os a implementar projetos e práticas de educação em saúde na atenção básica. O objetivo final é promover mudanças significativas para alcançar uma vida mais saudável e de qualidade para a população.
DOENÇAS CRÔNICAS NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: EPIDEMIOLOGIA, ETIOLOGIA, RECONHECIMENTO, AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO, CONTROLE, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO - estuda a prevalência e incidência das doenças crônicas a nível da atenção primária, propondo estratégias de avaliação, prevenção e controle, bem como o seguimento para diagnóstico e tratamento.
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A integração se dá pelo processo de desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão
A Coordenação de Pesquisa e a Coordenação de Pós-Graduação do Centro Universitário UNINOVAFAPI são responsáveis pela coordenação, implementação e avaliação das atividades de pesquisa e pós-graduação da IES, bem como da capacitação de docentes e da sociedade em geral. Desde janeiro de 2006, estabeleceu-se uma política consistente para o desenvolvimento das ações de iniciação científica, com a concessão de Bolsas, com a criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UNINOVAFAPI) para os alunos da graduação, com 260 Bolsas PIBIC UNINOVAFAPI até 2017 e com a implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) três Bolsas com PIBIC/CNPq em 2017.
A integração do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família do UNINOVAFAPI com a Graduação se dá pelo processo de desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Parte do entendimento de que para desenvolver a perspectiva crítica do aluno em relação à realidade em que está inserido é necessário, o quanto antes, a sua aproximação com os conteúdos dos processos metodológicos da construção da pesquisa, para que possam buscar respostas aos problemas da realidade prática na perspectiva da transformação.
Nesse sentido, trabalha-se buscando o desenvolvimento do processo de pesquisa e da extensão o mais cedo possível no aprendizado dos alunos, para estimular o desenvolvimento de sua consciência crítica, como propõe as Novas Diretrizes Curriculares.
Com essa proposta, pretende-se que os alunos do UNINOVAFAPI sejam formados para pensar além das suas vidas particulares cotidianas, considerando que o conhecimento científico proporciona um embasamento para pensar e refletir sobre as bases sociais, políticas e econômicas da sociedade, implicando em suas decisões, auxiliando na construção de sua identidade profissional. O UNINOVAFAPI acredita na pesquisa científica, como um grande diferencial de desenvolvimento da IES. Nas mais diversas áreas do conhecimento, ela abre caminhos que permitem o amadurecimento acadêmico de professores e alunos dedicados a procurar respostas para os problemas da sociedade. Desenvolve a pesquisa, o ensino e a extensão, a fim de produzir e divulgar o conhecimento por meio da produção científico-acadêmica nos campos técnico, científico e artístico-cultural.
Os projetos de pesquisa aprovados pelo UNINOVAFAPI são desenvolvidos por alunos e professores de cursos de graduação e do Mestrado em Saúde da Família e abrangem estudos diversificados, em diferentes campos do conhecimento das áreas da saúde, ciências humanas e tecnológicas. Com o objetivo de promover a integração das atividades de pesquisa com o ensino e a extensão e em consonância com as demandas sociais, o UNINOVAFAPI define suas linhas de pesquisa (revistas periodicamente), o que, institucionalmente, direciona e orienta os trabalhos de pesquisa, assim como os trabalhos de iniciação científica.
Os projetos são apresentados à Coordenação de Pesquisa para análise de viabilidade e da relevância do tema, oportunidade em que é levada em consideração a integração com as linhas de pesquisa da instituição e do Mestrado em Saúde da Família. Igualmente, os trabalhos de conclusão de curso de graduação - TCC e os projetos vinculados ao Programa de Iniciação Científica - PIBIC/UNINOVAFAPI/CNPq, devem inserir-se, nas linhas de pesquisa da IES. A essas linhas de pesquisa institucionais, portanto, deverá estar vinculada toda a produção do conhecimento gerado no UNINOVAFAPI, desde a pesquisa de iniciação científica e os Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação - TCCs, Monografias da Pós-Graduação (Lato Sensu) - Especialização em Saúde da Família e até os Trabalhos de Conclusão de Mestrado (TCM).
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