NULL
13/6/2023
A professora de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Uninovafapi, Raquel Carvalho, e a egressa do curso, Élida Damasceno, tiveram trabalhos selecionados para compor a 3ª edição do Guia de Projetos Acadêmicos para os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030. O Guia será lançado pelo Instituto Brasileiro de Arquitetura no congresso internacional que acontecerá em junho em Copenhague, capital da Dinamarca.
O Guia Acadêmico tem por objetivo difundir a produção acadêmica dos estudantes de graduação e dar visibilidade às boas práticas pedagógicas em Arquitetura e Urbanismo de todo o país, ao buscar discutir a realidade da arquitetura e do urbanismo do mundo contemporâneo, sua diversidade e a multiplicidade de formas e modos de produção.
A lista de trabalhos selecionados foi divulgada pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), em parceria com Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a União Internacional dos Arquitetos (UIA). Foram escolhidos trabalhos finais de graduação e boas práticas pedagógicas, que se relacionam diretamente com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os trabalhos de Raquel e Élida foram os únicos do estado do Piauí a entrar no guia.
A aprovação representa uma grande conquista para quem se dedica na área. A professora destaca a importância do suporte que teve do corpo docente e da coordenação do curso e explica sobre os trabalhos. “Tivemos como trabalho selecionado o TCC da Élida Damasceno, um trabalho incrivelmente técnico tanto quanto humano sobre urbanização de assentamentos precarizados localizados na zona Sul de Teresina, que tive o máximo privilégio de acompanhar como orientadora. Até hoje lembro com carinho nosso último encontro de orientação, ainda em regime remoto, e todas as lágrimas que o Zoom testemunhou, gravou e não pudemos conter. O outro trabalho, na linha de Boas Práticas Pedagógicas, foi o Laboratório Cívico, um instrumento de ensino criado no susto do primeiro semestre de pandemia e aulas online, e é sobre ele que quero falar”, explica Raquel.
Élida Damasceno define a seleção como um testemunho do impacto que a pesquisa pode ter na busca por soluções efetivas para desafios socioambientais. “Decidi abordar esse tema devido à minha proximidade com as vilas que cercam meu bairro e à minha preocupação em considerar a qualidade de vida das pessoas que vivem nesses locais no desenvolvimento urbano. Agradeço aos professores e ao corpo acadêmico do Uninovafapi pela orientação e suporte, e por se preocuparem em incentivar a pesquisa em áreas relevantes e urgentes da cidade”.