12/9/2024
Núcleo de Experiência Discente realiza Vida em cena em alusão a Setembro Amarelo
Em alusão ao mês do Setembro Amarelo o setor Núcleo de Experiência Discente - NED realizou a campanha “Vida em cena”, que aconteceu nos dias 10,11 e 12 em vários espaços do Centro Universitário Uninovafapi.
Psicóloga do NED, Vitória Moura, conta que a ideia nasceu durante o planejamento da ação, quando entenderam que era importante falar sobre vida em toda a sua diversidade. “Nosso objetivo era destacar as diferentes experiências vividas no Uninovafapi, mostrando que, além do acadêmico, muitos outros processos acontecem aqui. O nome 'Em Cena' reflete esse desejo de trazer essas vivências à tona, colocando-as em foco. ”, pontua a profissional.
Dentro da campanha, realizaram diversas atividades que buscam despertar o sentimento de valorização da vida, foram elas:
· Retratos de Nós
Que teve como proposta uma exposição fotográfica com capturas de momentos significativos, resgatando memórias e valorizando os laços que cultivamos no Uni, para além das atividades acadêmicas.
· O Valor do Tempo
Aproveitando o Programa Geração6.0: As pessoas mais experientes foram convidadas para compartilhar suas visões sobre a vida e oferecer conselhos aos mais jovens. Essa troca de sabedoria é especialmente importante, considerando que grande parte do público da IES é jovem.
· Prática de Yoga: Vida, cotidiano e autoconhecimento
Cuidar da vida envolve múltiplos aspectos. Por isso, o professor de Yoga e Vedanta, Alessandro Coelho, foi convidado para conduzir uma prática que explorasse temas como vida, cotidiano e autoconhecimento, reforçando a importância do equilíbrio e bem-estar.
Além das atividades citadas, a Interprete de Libras e docente, Arielle Paiva, organizou uma manhã repleta de conteúdos voltados a realidade das pessoas surdas e a Libras, em alusão, também, ao Setembro Azul, que é o mês de conscientização, divulgação da cultura e comunidade surda. A programação contou com a Palestra: Incluir é preciso com Kelly Lemos (Palestrante surda) e Novela em Libras com Mário Augusto Libras.
Arielle explica que essa atividade permite que os alunos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre a importância da Libras na sua formação profissional e conhecer mais da cultura e identidade surda. “Acho extremamente necessário a IES abriras portas para trazermos essas pautas, pois a Libras faz parte da grade curricular dos alunos de medicina e fonoaudiologia, então nada melhor do que promover eventos assim para que eles possam conhecer e ver de perto um pouco dos relatos de pessoas surdas”, completa a profissional.