NULL
23/9/2020
Durante a quarentena o home office virou realidade para muitas pessoas. A experiência de realizar as atividades profissionais em casa pode não ser tão confortável por conta dos mobiliários de casa serem inadequados em termos ergonômicos. Em decorrência dissoas dores no corpo podem surgir com maior frequência. No ambiente de trabalhoé necessário ficar atento também aos hábitos e à postura para evitar problemas de saúde como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs).
De acordo com o professor do curso de Educação Física do UninovafapiAureliano Machadoalgum dos fatores de risco são a má posturaso excesso de movimentos repetitivoso tempo paradoa ergonomia do trabalho em geral e outros. A prática do exercício físico pode auxiliar na prevenção e dar suporte a algumas doenças laborais.
Aureliano explica que a ginástica laboral surge na necessidade de fortalecer a estrutura física para as exigências físicaspsíquicos e sociais relacionadas ao trabalho. “A ginástica laboral se utiliza de prescrições de exercícios direcionados para a exigência e riscos que cada trabalhador apresenta em seu ambiente de trabalho. Por issoparte incialmente de uma análise do ambiente de trabalho e a partir dessa análise é possível estratificar”.
Além dos benefícios para o corpoa prática de ginástica laboral também oferece vantagens para saúde mental. Durante o expedienteo bem estar é refletido na produtividade. O professor destaca que o exercício por si só já traz vários benefícios para a mente por sua característica neuroprotetor. “Na ginástica laboral são adicionadas técnicas de respiração e relaxamento que possa a vir a contribuir para uma melhor saúde mental. É importante salientar que durante das aulasquando possívelse estimula a colaboração entre os participantes o que melhora as relações sociais entre os indivíduos”pontua.