NULL
24/3/2023
Devido às necessidades apresentadas pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) em suprir algumas demandas não atendidas pelo poder público, o Centro Universitário Uninovafapi firmou uma parceria que consiste na prestação de serviços para projetos sociais da secretaria, como atendimento médico, odontológico, jurídico, lúdico e outros, além da arrecadação de donativos.
Um dos projetos assistidos pela instituição como fruto da parceria é o Programa de Acolhimento e Assistência os Indígenas Venezuelanos. As ações são realizadas sempre que necessário, normalmente, uma vez por mês, e envolve acadêmicos de vários cursos do Uninovafapi.
Myke Alves de Brito, um dos coordenadores do projeto, conta que o assentamento abriga 125 pessoas, desde 2020, localizado no abrigo Emater, na BR 343. “Aqui colocamos em dia a documentação deles, organizamos a alimentação, que é diversificada e organizamos ações. A gente se preocupa também com a saúde que, por conta do dialeto, eles têm dificuldade de ir às Unidades Básicas de Saúde sozinhos”, explica o coordenador.
A assistente social do Uninovafapi, que está a frente das ações sociais, Sandra Vieira, relata que o projeto iniciou a partir de um atendimento feito pelo curso de Odontologia em 2022. “Neste ano, 2023, ao retomarmos o contato, fomos direcionados a outro assentamento, pois o anterior não existe mais. O atendimento se dá pela grande demanda de assistência social que o município possui e pelo acesso dos discentes aos grupos sociais vulneráveis ou excluídos, no desenvolvimento de projetos voltados aos direitos humanos e respeito à vida”, complementa.
Os cursos de graduação participantes até o momento são Arquitetura, Direito, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia. Para participar ou realizar ações no programa, é necessário que o interessado se junte a uma representação estudantil e demonstre interesse em acompanhá-lo, ou mesmo proponha um projeto de ações para serem desenvolvidas junto a esta comunidade.