NULL
11/4/2022
Em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril, a coordenação do curso de Fonoaudiologia realizará hoje (11), Bloco G, Sala 8, um bate-papo com a temática: A Sua Voz Importa - Visibilidade TRANS.
O evento faz parte da Campanha Nacional da Voz 2022 que é promovida nacionalmente pelo Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia em parceria com o Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).
A Fonoaudióloga do Uninovafapi e Conselheira Regional de Fonoaudiologia do Piauí, Manuela Luchesi, é uma das organizadoras do evento. De acordo com ela, a primeira grande Campanha da Voz no Brasil se deu em virtude das comemorações da Semana Nacional da Voz, comemorada entre 12 e 16 de Abril de 1999. Os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia e o Departamento de Voz da SBFa, tem ações programadas durante a campanha. “Este ano, a campanha tem a intenção de empoderar e dar voz aos vulneráveis, garantindo a igualdade de direitos com o tema ‘Sua voz importa’. Diante da temática da Campanha Amigos da Voz de 2022, o nosso curso de Fonoaudiologia resolveu aderir a campanha em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 8ª Região, o Projeto Piauiense Geleia Total e a Clínica de Voz Virgínia Amaral, com o objetivo de promover aos acadêmicos de Fonoaudiologia o acesso à projetos que complemente a formação acadêmica, participando de campanhas nacionais vinculadas às instituições de referência e objetivando a promoção do ensino-aprendizado, bem como, a reflexão dos princípios éticos adotados pela Fonoaudiologia com condutas clínicas com o respeito à diversidade e ao pluralismo, para que não haja discriminação e estigmatização durante o atendimento fonoaudiológico com o público trans”, explica Manuela.
O evento é gratuito e será aberto ao público em geral com o objetivo de proporcionar o respeito à diversidade e a valorização de artistas e da cultura piauiense. “Este bate-papo é de relevante importância e baseia-se na nossa filosofia de formação acadêmica, que visa formar cidadãos éticos, tecnicamente competentes e politicamente responsáveis, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável do Piauí, da região e do país”, ressalta a organizadora do evento.