27/4/2020
Como a Fonoaudiologia ajuda os pacientes com Covid-19?

A Fonoaudiologia é a área que estuda e produz conhecimento sobre escrita e oral, voz e audição. Atualmente, os profissionais da área também estão sendo requisitados para atuar no cenário de combate ao novo coronavírus. Mas você sabe como é o trabalho desse profissional na pandemia?
A fonoaudióloga e professora do curso do Uninovafapi, Méssia Bandeira, atua na profissão há 30 anos. Ela explica que os fonoaudiólogos trabalham junto aos pacientes confirmados com a Covid-19 na área hospitalar e na reabilitação. “A atuação nesses casos se dá quando os pacientes são submetidos a respiradores artificiais ou traqueostomias, pois eles podem desenvolver problemas de voz (disfonias) ou disfagia”.
Esse tipo de trabalho já era realizado pelos fonoaudiólogos antes da pandemia, com pacientes que precisavam ser entubados. Pela entubação ser um processo necessário em algumas pessoas diagnosticada com o novo coronavírus, a fonoaudiologia é uma das áreas requisitadas para auxiliar na recuperação dos pacientes. “Após a entubação, os pacientes podem ter dificuldades de deglutição ou na voz como paralisia nas pregas vocais” explica Méssia. Em casos de traqueostomia, feita para melhorar a ventilação do pulmão, o profissional de Fonoaudiologia entra em ação. “O fonoaudiólogo vai estar atuando no processo de reabilitação da respiração, fala e deglutição”.
A professora está acompanhando tanto pacientes que foram diagnosticados com a Covid-19 no Piauí, quanto os que atendia antes da pandemia. Por conta das recomendações das autoridades competentes, os atendimentos são virtuais e estão sendo feitos diariamente.
Com a possibilidade do atendimento online, as pessoas que precisam desse trabalho estão conseguindo obter o tratamento necessário. A profissional conta que gosta muito do contato presencial com o paciente, mas que nesse momento é necessário se readaptar. “Está dando super certo, para a minha surpresa. Eu era relutante aos atendimentos online no começo, mas a gente tem que ser readaptar e está dando muito certo. Eu e outra fonoaudióloga estamos trabalhando juntas e fizemos um projeto de orientação. De acordo com as demandas a gente orienta atividades de atenção, de concentração, de exercícios, entre outros”, finaliza Méssia.
Sem imagens encontradas.