NULL
23/6/2023
Os estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Uninovafapi participaram ao longo das últimas duas semanas da avaliação OSCE (Objective Structured Clinical Examination). O OSCE é uma avaliação prática no curso de Medicina realizada ao final de cada período. Traduzindo para o português, a sigla significa Exame Clínico Objetivo Estruturado, e é utilizado para avaliar de forma prática competências e raciocínio clínico, além da conduta com o paciente.
Na avaliação OSCE, o acadêmico passa por várias estações, que simulam diferentes ocorrências ambulatoriais, em ambiente controlado que se processa em cabines, chamadas de “estações”. Em cada uma delas, apresenta-se para o aluno casos clínicos e atividades ligadas à pediatria, saúde da família, saúde mental, clínica médica, saúde da mulher e cirurgia. Os professores responsáveis por cada estação analisam competências, conhecimento, atitudes, e profissionalismo. A atividade é importante para o desenvolvimento dentro da graduação e também para a preparação para a residência.
Antes de passarem pelas estações de forma individual, os estudantes ficam aguardando confinados em uma sala. Para aliviar a tensão do momento que antecede a avaliação, o Núcleo de Experiência Discente (NED) do Uninovafapi criou um ambiente de descompressão na sala de confinamento. Com sofás, almofadas, puffs, cadeiras de massagens, lanches e música, a intenção foi proporcionar relaxamento a fim de colaborar com o bom desempenho dos alunos.
A estudante do 3º período de Medicina, Ana Beatriz Dantas, afirma que esse novo formato de espera passou a sensação acolhimento. “A gente fica com muita tensão acumulada no nosso corpo com medo de errar nas estações, quando chamam a gente também ficamos muito preocupados. Mas com esse momento de descompressão, estamos esquecendo um pouco dessa tensão e lidando melhor com a situação. Com o passar dos períodos vamos ficando menos nervosos, mas com essa nova forma nos sentimentos mais acolhidos e senti que a tensão diminuiu bastante”.