Notícias
Enfermagem

A Enfermagem na linha de frente no combate à covid 19

A enfermagem é uma das áreas protagonistas nos cuidados aos pacientes com covid-19. Os profissionais da área atuam Na linha de frente para combater efetivamente o vírus.  

A enfermeira e professora do Centro Universitário Uninovafapi, Adriana Sávia de Souza, coordena 21 Unidade Básicas de Saúde (UBS) da Regional Leste de Teresina, sendo seis exclusivas para atendimento a pacientes com Síndromes Gripais. Ela conta que foi necessário fazer uma reestruturação no processo de trabalho das equipes de saúde da família com o objetivo de reduzir o tempo de exposição dos profissionais ao vírus e racionalizar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI).   

Na UBS o atendimento aos pacientes com sintomas gripais é realizado por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. De acordo com Adriana, o enfermeiro tem como atribuições no atendimento a esses pacientes o acolhimento com a escuta qualificada, realização de Teste Rápido para identificação do novo coronavírus, notificação dos casos suspeitos e confirmados, realização de eletrocardiograma por indicação médica e orientações gerais acerca da doença e cuidados relacionados à higiene e isolamento.  

Sobre o desafio que está sendo coordenar várias equipe em época de pandemia, Adriana comenta que embora os dias sejam muito cansativos, é também gratificante perceber os resultados. “O grande desafio para mim tem sido conduzir uma equipe multiprofissional que convive diariamente com o medo de adoecer, bem como tentar encontrar solução para os problemas, que são os mais diversos possíveis, e corresponder à confiança a mim depositada por aqueles estão sob a minha coordenação. Embora os dias estejam sendo extenuantes, é extremamente gratificante perceber os resultados de um trabalho realizado em equipe que tem contribuído para os indicadores atuais no nosso município”.  

O egresso do curso de Enfermagem do Uninoafapi, Armany Lima, está atuando na linha de frente no combate à pandemia. O enfermeiro fala sobre papel fundamental nas ações de proteção e cuidado, além dos aspectos epidemiológicos na questão da transmissão e do aumento do número de casos. “Atuar na linha de frente está sendo enriquecedor. Embora nos arriscamos, com exposição ao vírus, temos contato com variadas situações, dos casos mais leves ao mais grave”, pontua.

Sem imagens encontradas.
Ver glaeria completa