Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), é um órgão de apoio didático-pedagógico, subordinado à Pró-reitora de Graduação, constituindo-se um instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas dos cursos de Graduação da Instituição.
O NAPED tem como objetivo geral contribuir para que a ação pedagógica se torne mais significativa apoiada em ferramentas teórico-práticas que possibilitem aos professores pensar suas experiências vividas como sujeitos da educação, como profissionais responsáveis pela formação de outros profissionais.
Tem como meta:
✓Aprimorar as relações professor-aluno, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem;
✓ Dar apoioe promover ações que visem à qualidade do Ensino Superior;
✓ Articular com a CPA a Avaliação Institucional e as discussões e providências de seus resultados, junto aos professores;
✓ Trabalharem conjunto com a Pró-reitora de Graduação e às Coordenações de Curso, nas questões relacionadas ao Planejamento Institucional (PDI-PPI), aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e matrizes curriculares;
✓ Participar com os coordenadores de curso, da seleção de professores;
✓ Promover a qualificação acadêmica e atualização pedagógica do corpo docente;
✓ Contribuir desenvolvendo atividades permanentes como: realização de eventos periódicos,nos encontros pedagógicos, locais e institucionais, disponibilização de material de orientação pedagógica;
✓ Prestar atendimento pedagógico individual aos docentes;
✓ Levantar necessidades pedagógicas junto aos cursos;
✓ Oferecerpermanente oficinas pedagógicas;
✓ Planejar e executar o GREMAU.
Segunda a sexta das 08h às 19h
2106-0687
[email protected]
Grupo de Estudo em Metodologias Ativas do UNINOVAFAPI
O Grupo de Estudo em Metodologias Ativas do UNINOVAFAPI incentiva o corpo docente a refletir sobre o desafio de ensinar no século XXI, apresentando uma visão geral sobre o trabalho com metodologias ativas e trazendo informações sobre o aprender e o ensinar nessa proposta. Instrumentalizando os professores com dicas de métodos e recursos - com e sem uso de tecnologia - que podem ser utilizados nas suas aulas. Além disso, é proposto que as atividades desenvolvidas com os alunos possam ser adaptadas para uma perspectiva ativa por meio de práticas bem-sucedidas. Acompanhamos o andamento dos trabalhos nas salas por meio do feedback de professores e alunos.
O objetivo do GREMAU é pesquisar, trocar e desenvolver experiências na prática docente centrada no aluno, estimulando-o a alcançar as habilidades e competências necessárias ao cumprimento do seu papel social e profissional, em um processo de aprendizagem que lhe traga não só o conhecimento, mas também a autonomia frente às demandas do mundo contemporâneo.
Na prática, o grupo promove a discussão sobre as melhores formas de operacionalizar as metodologias ativas, o acompanhamento da continuidade das práticas nas disciplinas/cursos, a divulgação das atividades bem-sucedidas e reorganização das que não obtiveram bons resultados, além de selecionar práticas de ensino que podem ser transformadas ou adaptadas para projetos de extensão.
Em relação à pesquisa, o Grupo busca o registro de boas práticas, a sistematização das ideias e procedimentos realizados, a seleção e transformação das práticas mais exitosas em pesquisas institucionais, instiga a participação em eventos, a publicação de resumos e artigos e a organização de materiais didáticos teóricos e práticos para publicação.