ANAIS DA XXII JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA DO UNINOVAFAPI - JAOUNI




O Centro Acadêmico de Odontologia - Professora Francisca Tereza (C.A.O.F.T.) realizou nos dias 19 e 20 de setembro de 2024 a XXII Jornada Acadêmica de Odontologia no Centro Universitário Uninovafapi – Afya em Teresina, Piauí.O evento teve como objetivo propagar aos acadêmicos de odontologia as inovações que estão acontecendo, tanto no mercado de trabalho quanto nas pesquisas científicas, visando ensinar aos participantes como a odontologia tem mudado, tanto nacionalmente como internacionalmente. O evento contou com palestrantes de renome locais e nacionais que dividiram suas experiências com os graduandos e promover a capacitação dos mesmos.Além disso, os participantes tiveram oportunidade de apresentar seus trabalhos na modalidade de comunicação oral. Os trabalhos inscritos e apresentados foram avaliados pela comissão científica, sendo premiados os três melhores da modalidade ofertada.
ANÁLISE DA PREVALÊNCIA E DO PERFIL DAS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL ENTRE 2000 E 2022




INTRODUÇÃO: As cardiopatias congênitas (CC) são anomalias que estão presentes desde o nascimento e afetam a estrutura e a função do coração, constituindo o grupo mais comum de anomalias congênitas. Este estudo tem como objetivo analisar a prevalência e o perfil das cardiopatias congênitas em crianças e adolescentes no Brasil, entre 2000 e 2022.METODOLOGIA: Trata-se de um estudo epidemiológico retrospectivo e descritivo, com abordagem quantitativa, no qual será analisado a prevalência e o perfil epidemiológico das cardiopatias congênitas no Brasil, a partir de dados coletados por meio da base do Departamentode Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no período de 2000 a 2022. RESULTADOS: No período de 2000 a 2022, no Brasil, foram registrados 67.258.947 nascidos vivos, em que os nascidos com CC corresponderam a 0,0562%. A região Sudeste registrou o maior número de casos, com 65%, enquanto a região Norte obteve a menor prevalência, com 3,15%. Dos nascidos vivos com CC, 72,4% são a termo, enquanto que 26,9% são pré-termo. Houve maior prevalência do sexo masculino, sendo estes 52,4%. A idade materna, no momento do parto, mais observada foi a faixa que varia entre 30 e 34 anos, totalizando 23% dos casos. A cor/raça branca foi a mais prevalente entre os nascidos com CC, compreendendo 54,3%. Analisando os dados obtidos por cardiopatia congênita no mesmo período, observou-se a ocorrência de 1.833.462 óbitos entre crianças e adolescentes, sendo 4,5% desses óbitos por algum tipo de CC. A região Sudeste registrou o maior número de óbitos, com 39,1%. É importante ressaltar que 84% de todos os óbitos ocorreram em menores de 1 ano. Considerando o sexo, 53,5% das mortes ocorreram em indivíduos do sexo masculino. CONCLUSÃO: A região Sudeste apresenta maior prevalência de casos de nascidos vivos e óbitos por cardiopatias congênitas, assim como o sexo masculino, e a cor/raça branca são os mais prevalentes entre os nascidos vivos com CC. Ademais, a faixa etária materna no momento do parto mais prevalente foi entre 30 e 34 anos, com a maior recorrência de nascidos a termo e partos cesarianos. Em relação aos óbitos por CC, verificou-se uma maior ocorrência em menores de 1 ano.
PREVALÊNCIA E EVOLUÇÃO CLÍNICA DE HEMATOMA HEPÁTICO NA SÍNDROME HELLP EM MATERNIDADE DE TERESINA




Introdução: A síndrome HELLP é uma condição da gravidez e puerpério que ocorre em pacientes com pré-eclâmpsia, na qual o hematoma subcapsular hepático representa rara, mas grave complicação a ela associada. Sua etiopatogenia é desconhecida. No entanto, a lesão do endotélio vascular e as alterações no sistema de coagulação, presentes na doença, contribuem para o aparecimento do hematoma. Objetivo: Analisar a prevalência e a evolução clínica do hematoma subcapsular hepático em pacientes com síndrome HELLP em uma maternidade pública de referência de Teresina-PI. Metodologia: Trata-se de coorte retrospectivo no qual foram analisadas prevalência e evolução clínica do hematoma subcapsular hepático em pacientes com pré-eclâmpsia e síndrome HELLP internadas em maternidade pública de Teresina-PI, no período entre 01 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022. Resultados: Foram selecionados prontuários de 301 pacientes, das quais 239 (79,40%) apresentaram pré-eclâmpsia, 58 pacientes (19,26%) tiveram simultaneamente pré-eclâmpsia e síndrome HELLP e 4 pacientes (1,34%) apresentaram pré-eclâmpsia, síndrome HELLP e hematoma subcapsular hepático. Considerando-se apenas as pacientes com síndrome HELLP, a prevalência é de 6,89%. Destas, 03 (75%) evoluíram com ruptura hepática e foram submetidas àlaparotomia exploradora. Não ocorreu nenhum óbito. Nas pacientes submetidas ao tratamento cirúrgico, o tempo médio de internação foi de 31,66 dias; já na paciente com tratamento conservador, o tempo de internação foi de 15 dias. Conclusões: A prevalência de hematoma hepático em pacientes com síndrome HELLP foi de 6,89%. Em 03 pacientes (75%) ocorreu ruptura, tendo duas evoluído com instabilidade hemodinâmica, anemia grave e choque hipovolêmico. A abordagem cirúrgica com tamponamento hepático foi adotada nos três casos. Não ocorreram óbitos maternos.
HOSPITALIZAÇÕES POR ENXAQUECA E OUTRAS CEFALEIAS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL ENTRE 2008 E 2023




Introdução: as cefaleias representam uma condição neurológica prevalente que impactasignificativamente a qualidade de vida dos indivíduos acometidos, sendo as enxaquecas umadas dez principais causas de anos vividos com incapacidade. A hospitalização devido àenxaqueca ocorre principalmente em casos de crises refratárias, onde há falha no manejoambulatorial. A compreensão dos padrões de hospitalização pode, portanto, levar a melhoriassignificativas na alocação de recursos e no planejamento de serviços de saúde, atendendomelhor às necessidades da população do Nordeste do Brasil. Materiais e métodos: foiconduzida uma pesquisa observacional ecológica com dados colhidos no DATASUS, quanto aenxaqueca e outras algias cefálicas no Nordeste do Brasil entre 2008 e 2023. Resultados eDiscussão: foram registradas 32.981 internações, com um valor médio de R$ 554,91 e umamédia de permanência hospitalar de 4,9 dias, resultando em 501 óbitos (1,52%). Quanto aosexo, houve um total de 11.971 hospitalizações (36,3%) entre indivíduos do sexo masculino e21.010 entre indivíduos do sexo feminino (63,7%). Quanto à mortalidade, houve um risco1,65 vezes maior de evoluir para óbitos em homens. A população parda se destacouapresentando os maiores números de internações, com 21.683 casos (65,74%). Houvecrescimento progressivo da mortalidade conforme o aumento da idade, atingindo seu ápiceaos 80 anos e mais (6,42 óbitos/100 internações). A taxa de mortalidade foi substancialmentemais alta para hospitalizações eletivas, representando um risco de 2,68 vezes maior de óbitos.Ceará se destacou quanto ao número absoluto de internados, custo médio de internação eóbitos, porém a pior mortalidade ocorreu em Alagoas (2,47/100 internações). Por outro lado,o estado do Piauí foi o que apresentou os menores indicadores concomitantemente de customédio (R$ 175,25), óbitos (02 casos) e mortalidade (0,25/100 internações). Ao longo dosanos, nota-se um aumento contínuo na quantidade de internações e crescimento comoscilações na mortalidade. Considerações finais: a população que mais foi internada foi demulheres, de 30 a 39 anos, cor parda, residentes no estado do Ceará e atendidas em urgência.Por outro lado, a pior mortalidade foi em idosos acima de 80 anos, sexo masculino, de corpreta, residentes em Alagoas e atendidos em caráter eletivo.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE LESÕES AUTOPROVOCADAS NO ESTADO DO PIAUÍ ENTRE 2012 E 2022




Introdução: A violência é caracterizada pelo uso intencional da força, ameaça contra si ou outra pessoa que possa resultar em danos, como: ferimentos, ofensas físicas e morais, privação ou até mesmo a morte. Toda essa conjuntura acarreta muitos malefícios para a sociedade. Dentro do conceito de violência autoinfligida, encontram-se as lesões autoprovocadas, em que o indivíduo machuca a si mesmo. Tais lesões podem ser divididas em automutilação suicida e automutilação não suicida, a depender da intenção que o paciente teve ao provocá-las. Objetivo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico de lesões autoprovocadas no estado do Piauí entre os anos de 2012 e 2022. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico tipo transversal, subtipo ecológico e descritivo. Os dados foram extraídos do banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A amostra foi composta por todos os pacientes com diagnóstico de lesão autoprovocada em instituições de saúde públicas e particulares no estado do Piauí de 2012 a 2022. Resultados:As lesões autoprovocadas foram mais predominantes entre o sexo feminino, raça parda, realizadas na própria residência e em pessoas com baixa escolaridade (sobretudo ensino fundamental incompleto). Conclusão: Conclui-se que a população mais afetada pelas lesões autoprovocadas no Piauí entre 2012 e 2022 foram jovens, do sexo feminino, e idosos do sexo masculino.
ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS INTERNAÇÕES POR TRANSTORNOS DE HUMOR (AFETIVOS) NO PIAUÍ NO PERÍODO DE 2018-2022




O objetivo do estudo é verificar o perfil epidemiológico dasinternações por transtornos de humor afetivos no Piauí, no período de2018-2022. Foram coletadas informações acerca do número deinternações por ano, distribuição por sexo, faixa etária, raça,hospitalização, média de permanência hospitalar. Por meio da análisedescritiva no período de estudo, foi visto que existe uma média de 585internações, ao longo dos anos, por transtornos de humor, no Piauí. Oano de 2018 foi o que apresentou um maior número de internações,representando 23,51%. Com relação à distribuição das internações porfaixa etária, verificou-se que o intervalo entre 25-59 anos é responsávelpelos maiores número de internações, e que a faixa etária que apresentaum maior número de internações é 35-39 anos. Com relação ao sexo, ofeminino teve um maior número de internações. Já a variável cormostrou que a raça parda teve destaque nas internações. Este estudocontribui com a análise de dados que refletem a implementação depolíticas públicas anteriores voltadas à saúde mental e permitemplanejamento de estratégias de saúde para o Piauí, relacionadas àsdemandas de saúde mental e, especificamente, de fortalecimento daRAPS.
CONHECIMENTOS SOBRE O USO E OS RISCOS À SAÚDE DO CIGARRO ELETRÔNICO ENTRE OS ACADÊMICOS DE MEDICINA




O cigarro eletrônico (CE) surgiu como alternativa ao tabagismo, uma vez que com o decorrer dos anos e da difusão de informações, as pessoas passaram a ter mais conhecimento sobre os malefícios e os riscos que o cigarro convencional podia trazere, assim, começou a cair em desuso. Além disso, as políticas públicas de combate ao uso de cigarro se tornaram cada vez mais frequentes e persistentes. Com isso, a indústria inovou na criação do cigarro eletrônico no ano de 2006 nos EUA, para satisfazer às necessidades dos tabagistas e conquistar um novo público,especialmente jovens, através de um cheiro e sabor atraentes. No entanto, com o uso do cigarro eletrônico começaram a aparecer possíveis consequências pulmonares relacionadas a ele. Esse trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento sobre o uso e os riscos à saúde do cigarro eletrônico entre os acadêmicos de Medicina. Tratase de um estudo de caráter quantitativo com estudo transversal descritivo, realizado em uma Instituição de Ensino Superior. Foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Uninovafapi, tendo sido aprovado com o parecer de N° 6.096.387. Para coleta dos dados foi utilizado um formulário impresso, no período de setembro a outubro de 2023, envolvendo 310 alunos, cursando do 1° ao 10° período de medicina, no qual foram analisados a caracterização do perfil dos participantes, se possuem outra graduação na área da saúde, renda per capita, uso de cigarro e uso de cigarro eletrônico,conhecimento sobre o uso do cigarro eletrônico e motivação para o uso. De acordo com o estudo, foi constatado que a maioria dos estudantes, declararam-se tabagistase usuários de cigarro eletrônico. Por fim, o estudo concluiu que grande parte dos estudantes, mesmo tendo conhecimento sobre os riscos e os malefícios que o cigarro eletrônico pode trazer à saúde, continua a utilizá-lo. Dessa forma, reitera-se a necessidade de políticas públicas eficazes de combate ao tabagismo, sobretudo, entre estudantes universitários de Medicina. As considerações tomadas nesse estudo, estão relacionadas ao conhecimento dos universitários sobre o uso e os riscos à saúde do cigarro eletrônico, fornecendo informações que podem orientar e influenciar no uso desse grupo específico.
CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA ADMISSIONAL DOS PACIENTES COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO COM SUPRA DE ST SUBMETIDOS A TROMBÓLISE EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA EM TERESINA NO PERÍODO DE 2018 A 2023




O infarto agudo do miocárdio, causado pela obstrução súbita e intensa do fluxo sanguíneo devido à formação de um coágulo. Analisa-se as características clínicas dos pacientes submetidos à trombólise para o tratamento do infarto agudo do miocárdio. O estudo, conduzido no Hospital de Urgência de Teresina, analisa prontuários de pacientes com infarto agudo do miocárdio com supra de ST submetidos a trombólise entre 2018 e 2023. A amostra de 385 prontuários foi obtida mediante autorização ética e os dados serão organizados em tabelas para análise posterior. Durante o período, registrou-se 358 casos de infarto agudo do miocárdio. Maioria dos pacientes era do sexo masculino (64,53%) e inativa fisicamente (60,6%). A análise dos dados revelou alta incidência de infarto em indivíduos acima de 55 anos, com predomínio masculino. Comorbidades foram comuns. Houve baixa adesão à trombólise, com demora no atendimento. Maioria dos pacientes foi transferida para outro serviço de saúde.
A HIPERTENSÃO E A DIABETES MELLITUS NO ESTADO DO PIAUÍ, ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2013




Introdução: A hipertensão e o diabetes compartilham fatores de risco que levam a uma série de complicações, que resultam em morbilidade e mortalidade prematura.Nesse contexto, o presente estudo possui como objetivo geral avaliar como a hipertensão e a diabetes se comportam no Estado do Piauí. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico na base de dados do Datasus, no Estado do Piauí, compreendendo os anos de 2011 a 2013. Foi adotado pacientes hipertensos, com diabetes mellitus tipo 1 (DM1), diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e pacientes hipertensos e diabéticos simultaneamente. Referencial Teórico: A HAS é uma doença multifatorial, podendo ser atribuída a várias condições que determinam essa síndrome, dentre ele os fatores genéticos. O sedentarismo, o sobrepeso e aobesidade também tem intima relação com estabelecimento da hipertensão. Além disso, as complicações da DM são sistêmicas e insidiosas e acometem, principalmente, aqueles indivíduos que não fazem uso adequado da terapia, levando a uma importante redução da expectativa de vida nessas pessoas. Resultados e Discussão: Uma parcela dos novos casos de HA atribuíveis ao sobrepeso e obesidade foi de 40% nesta investigação. Além disso, os hábitos de vida desfavoráveis levam ao excesso de peso e, juntos, interferem de maneira significativa na prevalência desses fatores, com consequente aumento da incidência de desfechos cardiovasculares, tais como morte súbita, acidente vascular encefálico (AVE), infarto agudo do miocárdio (IAM), insuficiência cardíaca, doença arterial periférica e doença renal crônica. Conclusão: Percebeu-se que a maior parte das pessoas que possuem hipertensão, apresentam, também, diabetes. Ademais, sobre os fatores de risco estudados, observou-se que todos contribuem para o desenvolvimento da diabetes e hipertensão.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEUCEMIA NA INFÂNCIA NO ESTADO DO PIAUÍ, DE 2013 A 2023




Introdução: Entre as neoplasias infanto-juvenis, a leucemia se destaca como o tipo de câncer que mais acomete a faixa etária de 0 a 19 anos. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico dos casos de leucemia na infância, no estado do Piauí, no período de 2013 a 2023. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, retrospectivo com abordagem quantitativa, utilizando dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), no estado do Piauí, no período de 2013 a 2023. Por se tratar de um estudo que não envolve teste em humanos, não se faz necessário à submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Foram internados 4.554 crianças e adolescentes com leucemia, no estado do Piauí, no período de 2013 a 2023. Desses, 522 casos (11,46%) ocorreram no ano de 2018. O sexo masculino foi predominante com 2.662 casos (58,45%). Quando analisada a raça/cor, os pardos foram mais registrados, com 149 casos (3,27%). Observou-se que o maior número de casos ocorreu na faixa etária de 5 a 9 anos, com 1.381 casos (30,32%). Em relação ao número de óbitos, o total foi de 184 casos (4,04%). Conclusão: Portanto, os casos foram mais incidentes no ano de 2018. Houve um maior número de internações entre pacientes do sexo masculino, da raça/cor parda. Além disso, notou-se maiores números de hospitalização e óbito nas faixas etárias de 5 a 9 anos.
FATORES PSÍQUICOS, FÍSICOS E SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NA DEPRESSÃO PÓS PARTO.




Introdução: A depressão pós-parto é um tipo de condição que a mulher se encontra em estado de transtorno mental que afeta algumas dessas mulheres no período do puerpério. A sua manifestação é como uma sensação persistente de tristeza, desespero, falta de energia e dificuldades de cuidar do bebê, até de si mesma.Objetivo: evidenciar dados acerca dos fatores de riscos que influenciam, como o psíquico, físico e social para o agravamento da depressão pós-parto. Métodos: Tratase de uma revisão integrativa da literatura e o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e qualitativa, pois evidencia os fatores de riscos associados na depressão pós-parto. Conforme descrito na metodologia, foram analisados e discutidos 10 estudos científicos. Discussão: As demais evidencias mostram diversos fatores que podem influenciar o desenvolvimento da depressão pós-parto, tanto em gestantes adolescentes quanto em mulheres de outras faixas etárias. O apoio emocional, acompanhamento médico adequado, a terapia e, se necessário, o uso de medicamentos antidepressivos podem ser essenciais para o tratamento eficaz da depressão pós-parto, assim garantindo a saúde mental e bem-estar da mãe e bebê.Conclusão: Dessa forma, a conscientização sobre os fatores de riscos da depressão pós-parto e o acesso a um tratamento eficaz são cruciais para minimizar o impacto dessa condição na vida das mulheres e suas famílias. É crucial que a medicina haja constantemente a se aperfeiçoar nos conhecimentos profissionais, assim, oferecer uma assistência de qualidade á gestantes e recém-nascidos.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM TUBERCULOSE EM TERESINA - PI




INTRODUÇÃO: A tuberculose ainda representa um problema de saúde pública, mesmo com a evolução das formas de tratamento, em virtude de sua transmissibilidade e de sua letalidade, sobretudo no Brasil, um país desigual. Por isso, este estudo possui como objetivo geral identificar o perfil epidemiológico dos pacientes com Tuberculose em Teresina - PI de 2018 a 2022, com vista a contribuir com a implantação de medidas de saúde pública. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo, no qual se utilizou dados da base do Sistema de Informações em Saúde, disponível no departamento de Informática do SUS – DATASUS, além do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram coletados dados referentes ao perfil epidemiológico e a prevalência da tuberculose no Brasil, Piauí e em Teresina, entre os anos de 2018 a 2022.RESULTADOS E DISCUSSÃO: No contexto brasileiro, a região Sudeste apresentou maior prevalência de casos (44,80%), seguida da região Nordeste com 26,17%. Em Teresina foram realizadas 2.026 notificações de Tuberculose, apresentando uma tendência de crescimento, semelhante ao padrão do estado do Piauí, no qual foram notificados 4.198 casos. Além disso, em Teresina-PI, no perfil epidemiológico 64,97% são do sexo masculino, 35,03% do sexo feminino, e em relação a raça/etnia, 63,6% dos pacientes se autodeclaravam pardos, 17,8% de brancos e 17,8% pretos, acometendo mais pessoas da faixa etária dos 20-39 anos (35,90%) e dos 40 aos 59 anos de idade (35,09%). Quanto a escolaridade da população teresinense, no presente estudo, foi identificado uma maior prevalência de 21,54% para 1ª a 4ª série incompleta do ensino fundamental, 14,42% representando pacientes com ensino médio completo, 12,78% referente a pacientes com escolaridade da 5ª a 8ª série incompleta do Ensino Fundamental, 12,74% de analfabetos, sendo que as menores taxas foram 2,54% e 5,68. CONCLUSÃO: O perfil epidemiológico se destaca com pessoas autodeclaradas pardas e do sexo masculino, na faixa etária dos 20-59 anos de idade e de baixa escolaridade, sendo as regiões Nordeste e Sudeste as mais acometidas, além de incidências crescentes no Piauí e em Teresina.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ÓBITO INFANTIL EM GESTANTES NA CIDADE DE TERESINA - PI DE 2018 A 2022




Introdução: Óbito infantil se caracteriza naquelas crianças com menos de um ano de vida. Nesse viés, a mortalidade infantil é um dos preditores acerca da saúde pública. A análise dos óbitos infantis reflete vários fatores de ordem socioeconômicos, por isso, permitem avaliar as políticas públicas relacionadas à criança, assim como as políticas oferecidas as gestantes durante o pré-natal e no momento do parto. Assim, o objetivo geral do estudo é identificar o perfil epidemiológico dos óbitos infantis nas gestantes de 2018 a 2022. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo, com delineamento quantitativo, no qual se utilizou dados secundários da base do Sistema de Informações em Saúde, disponível no departamento de Informática do SUS, além do Sistema de Informações sobre Mortalidade e o Sistema de Informações de Nascidos Vivos. Foram coletados dados referentes aos óbitos infantis ocorridos e notificados na cidade de Teresina, Piauí, no período de 2018 a 2022. Resultados e Discussão: A maior parte dos óbitos infantis, as gestantes se autodeclaravam pardas (84,79%), seguido de 14,45% em pacientes brancas, 0,60% em autodeclaravam pretas, 0,15% eram. Sendo o parto cesáreo, o tipo de parto com mais óbitos (60,78%). Contudo, os dados são insuficientes para estabelecer uma relação direta entre o tipo de parto e o óbito infantil. A maior prevalência de óbitos fetais foi em gestantes entre 20 a 34 anos de idade com parto tipo vaginal (23,54%), contra 24,92% com partos cesáreos, seguido por mulheres dos 25 aos 29 anos, tanto no parto vaginal (23,44%) quanto no parto cesáreo (21,17%). Com relação à escolaridade, a menor taxa de mortalidade infantil (média de 8,47%), foi em crianças com mães de 1 a 3 anos de estudo, seguido de mães com 12 anos ou mais de escolaridade (14,42%). Contudo, observa-se que as mães com escolaridade de 8 a 11 anos apresentaram as maiores taxas de óbitos infantis (média de 47,87%), seguido das mães com 4 a 7 anos de estudo (média de 29,22%). Quanto ao peso ao nascer, os extremos apresentaram menores taxa de mortalidade, 3,248% (<500g) e de 3,50% (≥ 4000g). Nesse contexto, as maiores taxas foram das crianças com 1500 a 2499g (28,024%), seguida das crianças dos 500 a 999g (23,494%). Os casos de óbitos infantis foram mais prevalentes em gestantes que apresentaram gestação única, (média de 90,826%). Por fim, as principais causas da mortalidade infantil em gestantes de 2018 a 2022, foram afecções no período perinatal, sendo elas transtornos relacionados à duração da gravidez, traumatismo ocorrido durante o nascimento, hipóxia intrauterina e asfixia ao nascer, desconforto (angústia) respiratório(a) do recém-nascido, pneumonia congênita. Conclusão: Identificou-se que o perfil epidemiológico das gestantes que apresentaram óbitos infantis são de cor parda, de idade entre 20 a 34 anos, 8 a 11 anos de escolaridade, gestação única, cujo parto foi via vaginal e as principais causas desses óbitos foram afecções no período perinatal, peso ao nascer predominante foi entre 1500 e 2499.
CAMINHOS DA SAÚDE MENTAL: Avanços e desafios da Rede de Atenção Psicossocial no Brasil




A Reforma Psiquiátrica brasileira traz consigo a perspectiva de mudança no cuidado às pessoas com sofrimento mental, que, dentre inúmeros aspectos, destaca-se a humanização do cuidado, com ações de inclusão e a reabilitação psicossocial. Para isso, é preciso a organização de uma rede de atenção integral à saúde mental, surgindo então, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), encarregada de nortear a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. O estudo trata de uma Revisão Integrativade produções científicas do quinquênio 2018–2023 que versam sobre os avanços e desafios da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no contexto brasileiro. O método foi constituído pela identificação do tema e seleção da questão de pesquisa, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados, leitura dos estudos selecionados, análise e interpretação dos resultados para posterior apresentação. Como resultados, identificou-se a mudança progressiva na visão de cuidado das pessoas em sofrimento mental, migrando de uma lógica curativista para uma atenção integral; a ampliação cobertura regional da RAPS e o fortalecimento da atenção básica em saúde mental, com ênfase na capilarização dos dispositivos componentes da rede, numa proposta de reabilitação e inclusão psicossocial. Já como desafios, observou-se a ausência em alguns pontos no território brasileiro da cobertura da RAPS; concentração dos serviços de saúde mental; necessidade de capacitação contínua dos profissionais; a ascensão das comunidades terapêuticas e seus métodos ignóbeis; a implantação do “teto de gastos” e morosidade no rompimento definitivo com a lógica manicomial. A pesquisa permite identificar um cotidiano complexo, com muitos avanços mas repleto de nuances, em um cenário cortado por disputas de poder; desvelando ações tutelares e estigmatizantes no contexto da RAPS.
O IMPACTO DA QUALIDADE DO SONO NO DESEMPENHO DOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO




INTRODUÇÃO: O sono é um estado cíclico, funciona. Cada pessoa necessita de horas de descanso diferente, que variam de acordo com a fase da vida em que ela se encontra. A prática de exercício físico (EF) é indicada como fator de melhora para qualidade do sono, a temática deste trabalho tem muita relevância, uma vez que muitos profissionais de saúde não aderem ao EF como medida de intervenção não farmacológica para a melhoria e tratamento dos distúrbios do sono, mesmo com a comprovação da eficácia do método OBJETIVOS:Analisar a qualidade do sono e a repercussão na recuperação de praticantes de musculação. METODOLOGIA: Foi realizada por meio da coleta de dados com o auxílio de duas ferramentas o questionário PSQI e a escala total do nível de recuperação, foi selecionado um grupo de pessoas entre 17-55 anos que praticavam musculação com frequência mínima de 3 vezes na semana. Caracteriza-se como pesquisa descritiva, transversal, sendo um estudo quali-quantitativo. RESULTADOS: Os participantes que tinham entre 7-8 horas de sono possuíam maior frequência e maior disposição para prática da musculação CONCLUSÃO:Os participantes que consideravam o seu sono de qualidade treinavam mais vezes por semana e apresentavam um bom desempenho na prática de musculação
INTERFERÊNCIAS DE ANTIDEPRESSIVOS EM EXAMES LABORATORIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA




Os resultados de um estudo recentemente publicado demonstraram que medicamentos antidepressivos podem interferir em um ou mais exames laboratoriais de rotina, fato este considerado preocupante, por serem estes recursos da Medicina Laboratorial imprescindíveis para a tomada de decisão na prática clínica. Em vista disso, objetivou-se apresentar as evidências descritas na literatura biomédica quanto às possíveis interferências ocasionadas pela utilização de fármacos antidepressivos sobre biomarcadores laboratoriais. Para tanto, considerou-se pertinente a realização de uma revisão sistemática de literatura, nas bases de dados PUBMED, LILACS e IBECS, adotando um recorte temporal no período de 2013-2023. Ao total foram selecionados 27 artigos cujos resultados apontam que quase todos os antidepressivos podem alterar a dosagem dos biomarcadores hepáticos, glicídicos e lipídicos. Observou-se maior risco para elevação da dosagem das transaminases hepáticas ALT, AST, ALP, GGT e bilirrubina total; biomarcadores plasmáticos como glicose em jejum e HbA1c estavam aumentados nos estudos analisados. De igual modo, foram observados níveis elevados da TG/HDL-c, enquanto os níveis de HDL-c, colesterol total e LDL-c estavam baixos. As evidências demonstram que marcadores inflamatórios são influenciados pelo tratamento antidepressivo; nomeadamente, foram detectados valores mais elevados de citocinas próinflamatórias no soro e plasma de pacientes com depressão que responderam de modo negativo à medicação antidepressiva: IFN-γ, TNF-α, IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, IL-13. Por outro lado, verificou-se que pacientes com depressão que apresentaram resposta positiva à terapia antidepressiva, apresentaram níveis mais baixos de PCR, TNFα, IL-1β, IL-6, IL-9, IL10, IL12, IL-13, IL-15, IL17, IFN-γ, MCP-1 e VEGF.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ASSISTIDOS PELO SERVIÇO DE CIRURGIA AMBULATORIAL DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE TERESINA




INTRODUÇÃO: A cirurgia ambulatorial surgiu para facilitar o acesso dos pacientes a procedimentos de pequena complexidade sem ocupar espaços em leitos de hospitais ou demandar grandes custos com internação, sendo benéfica ao paciente e aos serviços desaúde, abrangendo os mais diversos pacientes, com queixas variadas. No contexto da clínica escola estudada, entender o perfil de pacientes e procedimentos realizados no centro cirúrgico contribui para planejamento estratégico, melhor atenção ao paciente e redução decustos, além de planejamento cirúrgico e otimização de tempo. OBJETIVOS: Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes assistidos no serviço, caracterizar a amostra do estudo e os procedimentos realizados. MÉTODO: Trata-se de um estudo, descritivo, exploratório, transversal, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado em um Centro Integrado Saúde, onde os prontuários foram analisados e tabulados. RESULTADOS: Ao todo 406 prontuários foram analisados, desse número 68,4% eram do sexo feminino e a exérese corresponde a 87,6% dos procedimentos realizados. Nevos, cistos, lipoma, onicocriptose e dermatofibroma foram as lesões mais extraídas. Dos encaminhadas à análise histopatológica (45,8%), 17 retornaram com os resultados, e desses 3 tiveram o diagnóstico de carcinoma basocelular (CBC) e outros 14 outras lesões benignas. As comorbidades mais frequentesforam diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e asma, embora 35% negassempatologias de base. CONCLUSÃO: O perfil epidemiológico dos pacientes foi de encontro a literatura médica e pode servir de norteador desde o atendimento inicial do paciente, elucidação diagnóstica, otimização de recursos, tempo e planejamento cirúrgico adequado.
CARACTERIZAÇÃO DE ÓBITOS DE CRIANÇAS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS: Um Estudo Transversal




As doenças respiratórias em crianças e adolescentes têm impacto significativo na saúde pública. Investigar relações entre sexo, idade e risco de óbito é crucial para orientar intervenções preventivas. Este estudo no contexto brasileiro, busca contribuir para políticas de saúde mais eficazes e tratamentos personalizados. A presente pesquisa adotou um desenho transversal ao longo de seis anos, coletando dados pediátricos retrospectivos do DATASUS. Variáveis como sexo, etnia e faixa etária foram analisadas quanto à associação com mortalidade infantil por meio de odds ratio. Limitações incluem disponibilidade limitada de dados. Os achados revelam associações entre faixa etária e mortalidade, destacando maior risco em idades mais jovens. Diferenças de gênero e étnico-raciais são evidentes, com taxas variadas de mortalidade. Variações anuais no número de óbitos reforçam a importância do monitoramento contínuo. Assim, revelam-se associações entre faixa etária, sexo e etnia e a mortalidade infantil.
IMPACTO DA TERAPIA FARMACOLÓGICA PARA HIPERTENSÃO NO PROGNÓSTICO DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA




A hipertensão, uma condição comum com sérios riscos para o coração, afeta milhões depessoas globalmente. Seus fatores de risco incluem dieta, genética e estilo de vida, exigindouma intervenção urgente. A terapia com medicamentos, como os inibidores darenina-angiotensina, é utilizada para melhorar os desfechos cardiovasculares, sendo crucialpara orientar futuros tratamentos clínicos. Este estudo de revisão integrativa seguiu seis etapasdefinidas, incluindo a formulação do problema de pesquisa pelo acrônimo PICO. Os critériosde seleção foram baseados no método PRISMA. Os dados foram analisados por dois revisoresindependentes e organizados em planilhas para a síntese e apresentação dos resultados. Arevisão sistemática examinou 13024 estudos, resultando na inclusão de apenas 5 após umaseleção rigorosa. Esses estudos identificaram associações entre hipertensão, aumento dotamanho do coração e batimentos cardíacos irregulares com morte súbita. Embora ahipertensão seja um fator de risco para paradas cardíacas, em alguns contextos, ela pode terum efeito protetor na sobrevivência hospitalar.
DOENÇA DE CHAGAS: análise da mortalidade no Nordeste brasileiro no período de 2018 a 2022




A Doença de Chagas (DC) é uma doença infecciosa causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, cujo vetor é o inseto triatomíneo hematófago, chamado de “barbeiro” no Brasil. O objetivo do presente trabalho, foi analisar a mortalidade por DC no Nordeste brasileiro no período de 2018 a 2022. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e retrospectivo de caráter quantitativo, realizado a partir de dados obtidos no SINAN, referente aos casos e óbitos de doença de Chagas entre os estados do Nordeste brasileiro no período de 2018 e 2022. As variáveis selecionadas para o estudo foram: ano, região, sexo, faixa etária, raça/cor e local da ocorrência. Observou-se um total de 4.979 casos de óbito por doença de Chagas no Nordeste brasileiro, no período de 2018 a 2022. Nos anos de 2018 e 2019 foram equivalentes, com 1022 casos. Do total de casos de óbitos da doença no período do estudo, a maioria dos casos foram de pessoas residentes do estado da Bahia com 59,97% mortes pela doença. Quanto ao sexo, identificou-se que a maioria ocorreu em pessoas do sexo masculino com 57,24%. No que se refere à raça, a parda teve prevalência com 60%. Ao se tratar da faixa etária da população em estudo, tem-se a faixa etária de 70 a 79 anos, a de maior prevalência com 26,97%. Desse modo, é fundamental o controle da Doença de Chagas para reduzir os riscos de mortes na população e diminuir os custos gerados com os tratamentos dessa doença.
TELEMEDICINA TRANSFORMANDO O CUIDADO DO AVC NO PIAUÍ: Uma Análise Abrangente do Primeiro Ano de uma Iniciativa Estadual




Background: Stroke is the leading cause of death in Brazil as of 2022, with significant disparities in care accessibility, particularly in socioeconomically disadvantaged regions like Piauí. This state, one of the poorest in Brazil, had not previously recorded the use of thrombolytic treatment in public hospitals before the launch of a pioneering stroke care program.Objective: This study assesses the impact of a telemedicine-based stroke care initiative launched in Piauí. It aims to bridge the gap in stroke care by facilitating prompt thrombolytic treatment and enhancing patient outcomes.Methods: We conducted a retrospective analysis of 868 patients treated from October 2022 to September 2023 under the state-wide stroke care program, which includes 6 Stroke Treatment Centers distributed around the state. Utilizing data from the JOIN telemedicine platform, the analysis focused on patient demographics, stroke types, treatment timelines, and outcomes.Results: The cohort included 868 patients, with a mean age of 67.2 years; 55.5% were male. Hypertension and dyslipidemia were the most prevalent conditions. The average onset-to-door time was 3.28 hours, door-to-CT time was 23 minutes, and door-to-needle time averaged 67.08 minutes. Thrombolysis was administered to 15.6% of all stroke cases, with 31.8% among those with ischemic strokes. Notably, these patients hailed from 100 cities, emphasizing the wide reach of the program across Piauí.Conclusion: The introduction of a telemedicine-based stroke care program in Piauí has significantly enhanced access to essential stroke treatments, demonstrating its effectiveness in overcoming healthcare disparities. The initiative's success underscores the potential of telemedicine as a scalable model for improving stroke care in regions with limited healthcare resources. Future efforts will focus on reducing treatment times and expanding stroke care infrastructure to ensure comprehensive patient care.
EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR NO TRATAMENTO DA DIABETES MELITTUS TIPO II




Compreender como o exercício físico influencia o tratamento do diabetes tipo 2. Uma revisão integrativa de literatura foi realizada com 11 artigos dos últimos cinco anos em português e inglês, utilizando os descritores "diabetes", "exercício físico" e "tratamento" no PubMed e Scielo.O exercício físico regular reduz os níveis de glicose no sangue, proporcionalmente à intensidade e duração do treinamento. A manutenção da atividade física é essencial para o equilíbrio fisiológico e interrupções prolongadas podem aumentar a resistência à insulina. Controlar os níveis de açúcar no sangue é crucial para prevenir complicações como doenças cardíacas e danos nos nervos. Além disso, o controle do estresse, a manutenção do peso saudável e a redução do consumo de açúcar e alimentos processados são recomendados. O suporte de profissionais de saúde especializados é fundamental para garantir um tratamento eficaz e adequado. Em conclusão, o exercício físico desempenha um papel significativo no manejo do diabetes tipo 2, sendo essencial para a saúde geral e o controle da doença.
AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTO SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA




Introdução: O sofrimento e a morte são ocorrências naturais da vida humana, com as quais todo médico se depara, com frequência, em sua atividade prática. Além disso, existem evidências de que o déficit na educação e no treinamento em cuidados paliativos causa consequências negativas para os médicos e os pacientes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática, que utiliza métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar os estudos. Resultados: Após aplicação de fluxo metodológico e leitura integral dos artigos selecionados, incluímos 21 artigos, sendo a maioria da base de dados Lilacs (57%). Outro dado abordado na maioria dos artigos foi o ensino dos CP durante a graduação, onde 62% dos artigos relataram não ter essa disciplina abordada durante a formação dos profissionais de saúde. Já sobre os resultados e conclusões, podemos notar uma falta de conhecimento sobre a temática, tanto no Brasil, quanto em outros países, além da falta de ensino sobre o tema durante as graduações, refletindo assim o que já percebemos durante nossa própria formação. Conclusão: Concluímos com a nossa pesquisa que, quanto antes os profissionais de saúde entrarem em contato com CP, principalmente durante a graduação, mais preparados estarão para tratar e cuidar de pacientes que demandam de uma atenção e cuidados diferenciados.
PERFIL DOS PACIENTES PEDIÁTRICOS COM CONSTIPAÇÃO INTESTINAL CRÔNICA FUNCIONAL




Introdução: A constipação intestinal pode ser definida como aeliminação de fezes endurecidas acompanhadas de dor, esforço e dificuldade paraexpulsão das fezes, assim como o aumento no intervalo entre as evacuações eincontinência fecal provocada pela retenção das mesmas. Sendo observadaparticularmente em crianças em idade pré-escolar. Apesar de ser considerado umsintoma comum, é importante o diagnóstico e o tratamento precoce para evitarcomplicações como retenção de fezes, agravamento da constipação econsequências psicossociais. Objetivo: Analisar o perfil dos pacientes pediátricoscom constipação intestinal crônica funcional. Metodologia: Trata-se de umapesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa. A população foicomposta por crianças de 0 a 5 anos que estiveram no Centro Integrado de Saúdeem Teresina. A amostra foi do tipo probabilística aleatória e o cálculo amostralresultou em 93 pacientes. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistana qual foi utilizado questionário aberto. Resultados: Com relação aos 93 pacientesanalisados, observou-se que 34 apresentaram alguma alteração no hábitointestinal, sendo 19 do sexo masculino e 15 do sexo feminino. Em relação à faixaetária, destacam-se crianças de 1 a 2 anos. Aplicando o critério de Roma IV nos34 pacientes da análise, chegamos à conclusão que 9 fecham critérios paraconstipação. Conclusão: Conclui-se que se faz necessário integrar abordagensmultidisciplinares e promover a educação em torno do assunto tanto para apopulação em geral quanto aos profissionais de saúde, para assim identificar etratar a constipação intestinal funcional, promovendo uma melhor qualidade devida aos pacientes.
ESTRATÉGIAS INTEGRADAS NO APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: UMA REVISÃO DE LITERATURA




Identificar as atribuições, as principais condutas da equipe médica diante das crenças culturais perante o desmame precoce e suas principais complicações. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica; para a estratégia de busca, serão utilizados artigos contidos nas bases de dados PubMed e BVS, contendo os respectivos descritores: desmame, assistência médica e amamentação; as análises de dados serão aplicadas aos estudos de conteúdos. Foram selecionados dez artigos que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão. Considerado o melhor alimento para o recém-nascido (RN) e também a “primeira vacina”, o leite materno apresenta inúmeras vantagens tanto para a criança como para a mãe, fortalecendo os laços afetivos e promovendo a saúde física e emocional. No entanto, muitos fatores, como a escolaridade da mãe, o trabalho e as influências culturais, contribuem para o desmame precoce. O suporte emocional e educacional durante o pré-natal é crucial para preparar as mães para os desafios da amamentação. Programas de apoio, tanto individuais quanto em grupo, aumentam significativamente as taxas de amamentação exclusiva.
PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DE REFLUXO GASTROESOFÁGICO E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM TERESINA-PI




INTRODUÇÃO: A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é uma doença crônica que apresenta progressão ascendente nos números de casos, sendo caracterizada pelo retorno do conteúdo gastroduodenal de caráter nocivo ao interior do lúmen esofagiano ou de estruturas adjacentes, causando grande incômodo e/ ou complicações. OBJETIVO: Avaliar prevalência de sintomas do refluxo gastroesofágico e o impacto na qualidade de vida dos estudantes de medicina de uma IES de Teresina. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional, descritivo, transversal e de natureza quantitativa com o objetivo de avaliar a prevalência dos sintomas de refluxo gastroesofágico e a qualidade de vida nos estudantes de medicina do 1° ao 12° período de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Teresina - Piauí (2024.1). RESULTADOS: A presente pesquisa teve como amostra total de 319 participantes, sendo constituída por 60,18% do sexo feminino e 39,81% do sexo masculino, com idade média mais comum na faixa de 33 anos de idade, variando entre 18 e 50 anos. Em relação aos sintomas do DRGE, evidenciou-se uma prevalência da sensação de estar estufado em 42%, seguido da azia, estando presente em 33,2% entre estudantes pesquisados. Em relação ao escore final do questionário “GERD Score”, notou-se uma média geral abaixo de 5,0 pontos, demonstrando uma menor ocorrência de casos graves na população investigada. Quanto aos hábitos de vida contabilizou-se o consumo regular de café e alimentos gordurosos em 70,8% e 88,08% da população, respectivamente. Por fim, ao avaliar o impacto diante das atividades cotidianas, em 27,13% dos estudantes houve redução na quantidade de tempo gasta no trabalho e 37,98% relataram ter estudado menos ou dificuldade em alguma atividade regular diária. CONCLUSÃO: Diante disso, percebeu-se que a DRGE foi mais prevalente em mulheres, de faixa etária abaixo de 33 anos, sendo mais comuns os sinais típicos e agravada por hábitos alimentares e por um estilo de vida sedentário. Além disso, foi denotado decréscimo na qualidade de vida dos que referiram sintomas.
PERFIL DA MORTALIDADE POR LESÕES AUTOPROVOCADAS NO ESTADO DO PIAUÍ




Objetivo: Analisar o perfil clínico e epidemiológico da mortalidade por lesões autoprovocadas no estado do Piauí, de 2012 a 2021. Métodos: Estudo epidemiológico, documental e transversal, de caráter descritivo, com dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Sus (DATASUS), sobre lesões autoprovocadas. Resultados: Foram verificadas 2.728 notificações de óbitos por lesões autoprovocadas intencionalmente, no Piauí, com uma média anual de 272,8 casos, predominando os indivíduos do sexo masculino (79,2%), na faixa etária de 20-29 anos (24,2%), de cor/raça parda (68,9%), escolaridade de 1 a 3 anos (27,3%) e 1.123 casos eram indivíduos solteiros (41,2%). O ambiente domiciliar foi o local mais frequente dessas ocorrências (71,0%); e o meio mais utilizado foi enforcamento, estrangulamento e sufocação (X70), com 2.127 notificações (77,9%). Houve predominância de casos na macrorregião de saúde do Meio Norte (43,5%) e no município de Teresina, com 773 (28,3%) ocorrências. Conclusão: Ao longo dos anos, o Piauí observou um aumento na mortalidade por suicídio, com um perfil predominante de adultos jovens do sexo masculino, solteiros, com baixa escolaridade e identificados como pardos. A maior parte desses óbitos ocorreu em ambientes domésticos, e as lesões autoprovocadas mais comuns foram por enforcamento, estrangulamento e sufocação.
ESTUDO COMPARATIVO DOS DIFERENTES TRATAMENTOS INFUSIONAIS PARA O CÂNCER DE ESTÔMAGO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA




O câncer gástrico continua a desafiar a comunidade médica devido à sua complexidade e impacto significativo na saúde global. Os protocolos terapêuticos FOLFIRINOX, mFOLFOX e FLOT representam opções eficazes e promissoras no tratamento. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo comparativo dos diferentes tratamentos infusionais para o câncer de estômago. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACES, SCIELO e PUBMED. A busca inicial possibilitou a identificação de 1.557 artigos. Após leitura, interpretação destas pesquisas foram selecionados 10 artigos que respondiam aos objetivos propostos, sendo todos do PUBMED. Esses estudos possibilitaram uma visão abrangente sobre os protocolos terapêuticos FOLFIRINOX, mFOLFOX e FLOT no tratamento do câncer gástrico e da junção gastroesofágica, os quais demonstraram eficácia significativa em diferentes contextos clínicos, proporcionando insights valiosos sobre sua tolerabilidade, eficácia e impacto na sobrevida e recorrência da doença. Portanto, esses protocolos terapêuticos apresentam uma eficácia significativa e promissora no tratamento do câncer gástrico, proporcionando valiosos insights sobre sua tolerabilidade, eficácia e impacto na sobrevida e recorrência da doença, e representando importantes avanços no manejo dessa complexa patologia e desenvolvimento da doença.
PERCEPÇÃO DAS MÃES SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM UM CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE TERESINA-PI




O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno neurológico que afetacomunicação, habilidades sociais e comportamentos, tornando-os restritos e repetitivos,reduzindo as oportunidades de aprendizado. Este estudo, realizado no Centro Integrado deSaúde de uma universidade privada em Teresina-PI, visou identificar a percepção das mãessobre sinais de alerta para TEA usando o M-Chat-R. Participaram 94 mães de crianças atendidasno Centro, escolhidas por amostragem. Dados foram coletados via entrevistas semiestruturadascom variáveis sociodemográficas e sinais de alerta, e analisados qualitativa e quantitativamente.A maioria das mães tinha entre 35-44 anos (54.3%), com renda familiar de um salário (51.1%),casadas (40.4%) e morando com o companheiro (67%). As pontuações do MCHAT-Rmostraram variabilidade significativa no risco de autismo (média 2.617, desvio padrão 2.676).Os sinais de alerta mais comuns foram agitação (21.74%), estereotipias (16.67%) e isolamentosocial (16.67%). As percepções sobre o autismo variaram, com 45.92% associando-o atranstornos de comportamento, cognição e desenvolvimento. As principais fontes deinformação sobre autismo foram familiares diagnosticados (24.5%) e internet (21.3%). Oestudo destacou a diversidade demográfica, socioeconômica e educacional das participantes, avariabilidade nas pontuações de risco de autismo, e a necessidade de mais educação públicasobre TEA. Esses resultados sublinham a importância de vigilância e avaliação precoce, alémde uma abordagem individualizada no manejo do autismo.
ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTRESSE E SINTOMAS DE REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM ACADÊMICOS DE MEDICINA




O estresse é considerado um dos conceitos mais estudados e mencionados em psicologia, já que está presente no cotidiano como um fator de risco à saúde, tanto psicológica como física. O objetivo deste estudo foi analisar a influência do estresse no surgimento dos sintomas da DRGE e no impacto na qualidade de vida em graduandos de medicina. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida no Centro Universitário Uninovafapi em Teresina, PI. Foram entrevistados 219 alunos, os quais foramconvidados a responderem um questionário composto por perguntas acerca do perfil sociodemográfico, uma escala de percepção de estresse e um questionário sobre a sintomatologia da doença do refluxo gastroesofágico. Todos os entrevistados assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As variáveis categóricas foram apresentadas em forma de frequência (porcentagem). A idade média foi de 24,34 anos, sendo a maioria do sexo feminino (68,94%). Quanto ao estado civil, 83,10% são solteiros. A maior parte dos alunos se autodeclarou como branco(a) com 58,90%. Em relação ao uso de álcool, 65,29% relataram o consumo de álcool. A maioria relatou praticar atividade física, com 70,31%. Sobre o uso de cigarros, 52,05% são tabagistas. Em se tratando dos sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) associada aos sintomas de estresse dos participantes de estudo, temse que os sintomas gastrointestinais estão muito associados com questões psicossociais ou psiquiátricas e a eventos estressantes, bem como estresse crônico são fatores que influenciam nesses sintomas e provocam a procura por atendimento médico. Conclui-se, portanto, que o perfil epidemiológico dos participantes deste estudo é de predominância do sexo feminino, com estado civil solteiro e de etnia branca. Além disso, a maioria é tabagista e etilista, mas o sedentarismo não é predominante. Sendo assim, tem-se um fator protetivo aos sintomas da DRGE que é a prática regular de atividades físicas, mas também há presença de dois fatores de risco muito importantes: o álcool e o tabaco. Esses interferem significativamente na evolução da doença, bem como na melhora dos quadros clínicos.
DIABETES MELLITUS: ADESÃO AO TRATAMENTO E ESTILO DE VIDA




Um estilo de vida de risco, relaciona-se com algumas doenças crônicas, dentre elas: Doenças cardiovasculares, Câncer, Diabetes Mellitus e Doenças respiratórias crônicas, dando destaque a uma das mais recorrentes, a Diabetes Mellitus (DM). Ela desenvolve-se ao longo da vida, podendo se manifestar de forma lenta, silenciosa e sem apresentar nenhum sintoma. O objetivo deste estudo foi buscar informações sobre o conhecimento dos pacientes em relação a esse método, à adesão ao tratamento e de levar aprendizado para aqueles que ainda não o conhecem. Consistiu em uma pesquisa exploratória, descritiva de abordagem qualitativa com a inclusão de 96 pacientes que foram convidados a responderem um questionário contendo informações pessoais e composto por 15 itens de avaliação, divididos em 6 dimensõesrelacionadas ao autocuidado em diabetes. O estudo foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. As variáveis categóricas foram apresentadas em forma de frequência (porcentagem). Conforme as entrevistas realizadas, observou-se que os pacientes tinham idade média de 57,52 anos, sendo a maioria do sexo feminino (69,8%). Quanto ao estado civil, 59,37% são casados. A maior parte dos pacientes se autodeclararam branco (a), perfazendo 52,08%. Quanto à escolaridade, 35,41% completaram o ensino médio. Em relação à ocupação, 41,66% são aposentados e 23,95% do lar. Sobre a renda salarial, 80,2% relataram de 1 a 3 salários mínimos. De acordo com o histórico familiar, 55,2% tinham casos de hipertensão e diabetes na família.Em relação às questões relacionadas às atividades de autocuidado com o diabetes, 80,20% seguiram uma dieta saudável nos últimos sete dias. Conclui-se também que a população do estudo se preocupa com o fim do tabagismo, já a maioria que nunca fumou, preocupam-se com o uso adequado da medicação, visto que mais de 90% haviam feito o uso correto da mesma na semana da aplicação do questionário, voltando também uma atenção em analisar as condições dos pés, o que contribui para a prevenção de uma complicação séria do diabetes mellitus, por fim constatou-se também uma atenção voltada em ter uma dieta mais saudável, embora persistam alguns erros alimentares.
CARACTERIZAÇÃO DE ÓBITOS DE CRIANÇAS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS: Um Estudo Transversal




As doenças respiratórias em crianças e adolescentes têm impacto significativo na saúde pública. Investigar relações entre sexo, idade e risco de óbito é crucial para orientar intervenções preventivas. Este estudo no contexto brasileiro, busca contribuir para políticas de saúde mais eficazes e tratamentos personalizados. A presente pesquisa adotou um desenho transversal ao longo de seis anos, coletando dados pediátricos retrospectivos do DATASUS. Variáveis como sexo, etnia e faixa etária foram analisadas quanto à associação com mortalidade infantil por meio de odds ratio. Limitações incluem disponibilidade limitada de dados. Os achados revelam associações entre faixa etária e mortalidade, destacando maior risco em idades mais jovens. Diferenças de gênero e étnico-raciais são evidentes, com taxas variadas de mortalidade. Variações anuais no número de óbitos reforçam a importância do monitoramento contínuo. Assim, revelam-se associações entre faixa etária, sexo e etnia e a mortalidade infantil.
NOTIFICAÇÕES DE TRANSTORNOS MENTAIS RELACIONADOS AO TRABALHO NO BRASIL: tendência temporal entre os anos de 2014 e 2023




Introdução: os transtornos mentais relacionados ao trabalho podem se manisfestar de formas diversas como resultado de uma combinação de fatores. É sabido que há grupos profissionais com maior predisposição a esses transtornos devido à natureza dos processos e condiçoes de trabalho. Objetivo: analisar a tendência temporal das notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho, no Brasil, no período de 2014 a 2023. Métodos: estudo de séries temporais com dados obtidos no Sistema de Informações de Agravos e Notificações e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Utilizou-se como unidade de análise o país. Foram observadas as variações regionais e por sexo. Adotou-se para estimar a tendência temporal, via variação percentual anual, o software Joinpoint Regression Program. Resultados: a média nacional desses transtornos no período analisado foi de 1,7 caso notificado por 100 mil trabalhadores, sendo as maiores médias no Nordeste (2,62 casos por 100 mil trabalhadores), Sudeste (1,85 casos por 100 mil trabalhadores) e Sul (1,59 casos por 100 mil trabalhadores). Em relação ao sexo, a média das taxas, revelou-se maior no sexo feminino (2,68 casos por 100 mil trabalhadores). Houve uma tendência crescente no Brasil de transtornos mentais relacionados ao trabalho nos anos analisados, inclusive, em ambos os sexos. Conclusão: a tendência temporal das notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho é crescente, sendo mais evidente no Nordeste, Sudeste e Sul do país, particularmente, entre as mulheres.
ANAIS DA XXII JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA DO UNINOVAFAPI - JAOUNI




O Centro Acadêmico de Odontologia - Professora Francisca Tereza (C.A.O.F.T.) realizou nos dias 19 e 20 de setembro de 2024 a XXII Jornada Acadêmica de Odontologia no Centro Universitário Uninovafapi – Afya em Teresina, Piauí.O evento teve como objetivo propagar aos acadêmicos de odontologia as inovações que estão acontecendo, tanto no mercado de trabalho quanto nas pesquisas científicas, visando ensinar aos participantes como a odontologia tem mudado, tanto nacionalmente como internacionalmente. O evento contou com palestrantes de renome locais e nacionais que dividiram suas experiências com os graduandos e promover a capacitação dos mesmos.Além disso, os participantes tiveram oportunidade de apresentar seus trabalhos na modalidade de comunicação oral. Os trabalhos inscritos e apresentados foram avaliados pela comissão científica, sendo premiados os três melhores da modalidade ofertada.
FAZENDA VERTICAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS FUNCIONALIDADES DE UMA FAZENDA VERTICAL EM UMA ÁREA URBANA




O crescimento populacional mundial e a respectiva concentração de grandes partes destas pessoas nas áreas urbanas geram desafio para gestores e produtores agrícolas. Associado a isso, a disponibilidade de alimentos será cada vez menor. Neste contexto, surgem propostas de cidades, juntamente com edificações, mais inteligentes e com novos métodos para o desenvolvimento sustentável das cidades, e uma alternativa para isso são as fazendas verticais localizadas em grandes centros urbanos, onde os produtos crescem em ambientes controlados e isolados, como temperatura, luminosidade e umidade do solo, livres de agrotóxicos. As fazendas verticais surgem como uma alternativa à agricultura convencional, visto que a necessidade de explorar terrenos cada vez mais escassos, trazendo novas tecnologias como possível solução para esses problemas enfrentados pela sociedade. O presente trabalho busca apresentar um projeto de edificação com a proposta de fazenda vertical em Teresina-PI, apresentando suas principais funcionalidades, visando cidades mais sustentáveis e incentivando a economia.
O CUIDADO DO ENFERMEIRO AO PACIENTE COM CÂNCER DE MAMA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA




De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é considerado um grave problema de saúde pública devido a sua alta incidência. Com relação à atenção prestada pelos enfermeiros, estes têm capacitação e qualificação para desenvolver educação em saúde, levando informações para a comunidade. Assim, o acolhimento contextualizado dentro dos serviços oferecidos é de suma importância para a capitação da paciente e para auxiliá-la durante o tratamento. O objetivo deste estudo foi caracterizar as produções científicas levantadas considerando as variáveis: autor, ano, título, objetivos, tipo de estudo e resultados; discutir os principais desafios encontrados pelos enfermeiros no cuidado ao paciente com câncer de mama.; descrever as estratégias de cuidados realizadas pelos enfermeiros na assistência ao paciente com câncer de mama. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura, realizada em novembro de 2023, cujas bases de dados eletrônicas utilizadas foram: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via portal PUBMED, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF) através da BVS e na Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO). Neste estudo foram selecionados 10 artigos que foram discutidos para fins de análise, cujos resultados foram agrupados e discutidos em categorias temáticas: principais desafios encontrados pelos enfermeiros no cuidado ao paciente com câncer de mama e estratégias de cuidados realizadas pelos enfermeiros na assistência ao paciente com câncer de mama. Diante desse estudo, destaca-se entre os principais desafios a falta na promoção de saúde em relação ao rastreamento do câncer de mama, além da falta de conhecimento de muitos profissionais de Enfermagem em relação a essa patologia, assim como também a dificuldade ao tentarem estabelecer medidas de intervenção para mudar o estilo de vida do paciente e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao mesmo. Dentre as estratégias de cuidados encontradas neste estudo, destaca-se a realização de treinamentos que permitem uma promoção de autonomia que possa aumentar as práticas assistenciais, permitindo uma abordagem de escuta qualificada e de segurança.
ANAIS DA XXI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA DO UNINOVAFAPI - JAOUNI




O Centro Acadêmico Professora Francisca Tereza (C.A.O.F.T.) realizou nos dias 22 e 23 de setembro de 2023 no Centro Universitário Uninovafapi – Afya em Teresina, Piauí. O evento teve como objetivo propagar aos acadêmicos de odontologia as inovações que estão acontecendo, tanto no mercado de trabalho quanto nas pesquisas científicas, visando ensinar aos participantes como a odontologia tem mudado, tanto nacionalmente como internacionalmente. O evento contou com palestrantes de renome locais, nacionais e internacionais que dividiram suas experiências com os graduandos e promover a capacitação dos mesmos. Além disso, os participantes tiveram oportunidade de apresentar seus trabalhos na modalidade de comunicação oral. Os trabalhos inscritos e apresentados foram avaliados pela comissão científica, sendo premiados os três melhores da modalidade ofertada.
JARDINS BACABA




O comércio é um agente transformador que auxilia a recriar os espaços, modifica o espaço anterior devido as novas edificações, infraestruturas, ganham expressões e formas diferentes, assim essas transformações podem impactar a sociedade e a natureza. O centro garante a disponibilidade de serviços e produtos, que atendem às necessidades e conforto de todos os visitantes, tornando o espaço mais inclusivo, além de incorporar espaços corporativos dedicados, como suítes de escritório ou áreas de Coworking. O design biofílico pode auxiliar na redução desse estresse, melhorar a criatividade, bem-estar e função cognitiva, assim os projetos que envolvam esse design ajudam os indivíduos a terem a oportunidade de locais seguros e saudáveis com melhor qualidade de vida. O objetivo do estudo é conceber uma arquitetura direcionada a comércio e serviços fazendo uso de métodos biofílicos para a cidade de Bacabal (MA). Para o desenvolvimento deste projeto, foram feitas pesquisas de cunho qualitativo, onde no primeiro momento buscou-se dados de aspectos relacionados ao centro comercial e design biofílico, foi trabalhado com oauxílio dos softwares Autocad. Sketchup, Google Earth, plataforma de diagramas (Coreldraw). Os centros comerciais podem ser divididos em vários aspectos, por exemplo: Open Mall, Strip Mall, Strip Center e Shopping Center. Cada um dos modelos apresentados anteriormente possuem uma forma de característica bem específica e os públicos são diversos, mas também possuem algumas semelhanças nas suas estruturas e na forma de funcionamento. No trabalho foi apresentado um estudo de caso Internacional do Centro Comercial e Praça Pública: um nacional, que foi o Shopping da Villa de Pipa e um regional, que foi o Jardim Open Mall. Para a realização do projeto proposto em Bacabal (MA) foi realizada com uma identificação da soma da demanda e da escassez de comércios na área em questão, além da dimensão e a característica do terreno. A área atende aos critérios estabelecidos para o projeto, tamanho que atenda a proposta de um centro comercial com todo o programa de necessidades propostos com o ponto forte em relação a área da cidade em expansão. Ao propor um centro comercial e corporativo nessa localidade, propõe a um empreendimento que seja capaz de somar com o desenvolvimento econômico da região, podendo atrair investimentos, estimular o comércio local e gerar novas oportunidades de emprego.
ESPAÇO LONGEVIDADE: CENTRO DE ATIVIDADES E DE SAÚDE COM FOCO NA MELHOR IDADE EM TERESINA - PI




Este presente trabalho, desenvolvido para conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Uninovafapi, traz a importância da concretização de um espaço que engloba atividades física, entretenimento e saúde para pessoas idosas em Teresina – Piauí. Foi apresentado o conceito e o partido da proposta projetual, que visa uma proposta arquitetônica de um espaço nobre voltado principalmente para os idosos implantado na cidade de Teresina – Piauí. Com localização no bairro nobre da cidade, Jóquei, a proposta dispõe de um centro com academia, pilates, sala de artesanato, sala de dança e música, acompanhamento psicológico, geriátrico, com fisioterapeuta e nutricionista, para um incentivo ao envelhecimento saudável e ativo. Para chegar a conclusão final deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, estudos de casos internacionais e nacional.
CENTRO DE CONVIVÊNCIA LAR BONAVITA: PROJETO VOLTADO PARA O IDOSO NA CIDADE DE TERESINA-PI




Introdução: Os espaços projetados para idosos podem ter mudanças objetivas, que proporcionam maior segurança e autonomia; e subjetivas, que originam sensação de alegria e bem-estar ao usuário. Desta forma, é fundamental a importância de conhecimentos formais da área da arquitetura e conhecimentos informais da população (idosos, cuidadores e profissionais) como subsídio para um planejamento arquitetônico que proporcione condições físicas e mentais necessárias para o envelhecimento saudável resultando em espaços acolhedores, humanos e resolutivos. Objetivos: Elaborar uma proposta arquitetônica de um Centro de Convivência para o idoso, intencionando uma melhoria em sua qualidade de vida na cidade de Teresina –PI. E como objetivos específicos, proporcionou um ambiente integrado a natureza priorizando a biofilia, permitindo aos idosos desenvolverem o envelhecimento saudável, oferecer atividades físicas e mentais e projetar espaços humanizados com soluções que promovam conforto térmico em relação a ventilação cruzada e proteção solar para acomodação e bem-estar dos idosos. Metodologia: A pesquisa apresenta finalidade de abordagem qualitativa e descritiva de campo. O projeto foi realizado através de técnicas metodológicas que foram divididas por fases: Levantamento bibliográfico; pesquisa de campo, diagnóstico do local, parâmetros iniciais e projeto. Resultados: No projeto, foi levado em conta a disposição dos setores para a permanência ou trânsito dos pacientes, acompanhantes e funcionários – e analisada a acessibilidade – deslocamento, orientação, e o uso.
ARQUITETURA HOTELEIRA: HOTEL EXCLUSIVO EM SÃO RAIMUNDO NONATO - PI




O presente trabalho consiste na elaboração do projeto arquitetônico de um hotel exclusivo para o município de São Raimundo Nonato-PI, com a capacidade de acomodar 19 pessoas. A metodologia realizada para o desenvolvimento do projeto foi feita através de pesquisas bibliográficas, reforçando a importância e necessidade do projeto na área escolhida, análises de estudos semelhantes que auxiliaram na compreensão do seu funcionamento, bem como as soluções projetuais aplicadas. A partir do diagnóstico da área, a realização do conceito e partido arquitetônico, juntamente com o programa de necessidades, partindo para o desenvolvimento do projeto. O principal motivo pela criação do hotel consiste na demanda crescente de turistas na região e também em relação a ausência de locais pensados exclusivamente para os hóspedes. A proposta tem como intuito proporcionar conforto e bem-estar para os hóspedes, oferecendo acomodações, espaços de lazer e convivência, possibilitando a interação entre eles, levando em consideração algumas
soluções aplicadas no projeto
SISTEMA PENITENCIÁRIO: UMA ANÁLISE ACERCA DA EFETIVAÇÃO DO DIREITO PENAL BRASILEIRO




A pena privativa de liberdade, por si só, não é suficiente para garantir a ressocialização do indivíduo, pois a mera privação de liberdade não é capaz de transformar comportamentos e atitudes, tampouco resolver as raízes do problema que levaram à prática do delito. Tendo em vista a relevância social e política da aplicação efetiva do direito penal, sobretudo na promoção da aplicação visando à dignidade humana, torna-se impreterível uma análise acerca dos entraves enfrentados na aplicação das sanções penais e a promoção dos direitos humanos aos privados de liberdade. Nesse sentido, esse estudo objetiva promover a ampliação do debate acerca da constitucionalidade da humanização da Lei de Execução Penal à realidade do sistema penitenciário brasileiro, e comparar a atual aplicabilidade do sistema penitenciário no processo penal e na execução penal, com ênfase na ressocialização do preso. A pesquisa consistiu-se em uma revisão narrativa baseada em artigos científicos publicados nos últimos 5 (cinco) anos, coletando no banco de dados Journal Storage (JSTOR), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), GlobaLex, LexML e doutrinas. Foi, portanto, evidenciado que o da dignidade da pessoa humana não está sendo executado, o que foi concluído, portanto, que os indivíduos submetidos à pena, ao serem expostos a condições cruéis e degradantes, têm seus aspectos físicos, psicológicos e sociais desrespeitados, o que compromete seriamente a efetividade das funções pretendidas pela teoria da pena.
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA




Objetivo: realizar uma análise abrangente da produção científica sobre a síndrome de burnout em profissionais da enfermagem. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no mês de outubro de 2023, utilizou-se como critério de inclusão artigos publicados no período de 2018-2022 publicados na íntegra nos idiomas português e inglês. Resultados: Na pesquisa, identificamos um total de 13 artigos, identificados nas bases de dados MEDLINE (4), BDENF (4) e LILACS (5). Considerações Finais: O estudo identifica fatores de risco para burnout em profissionais de enfermagem, especialmente em mulheres, agravado pela pandemia de COVID-19. Estratégias de prevenção e apoio são discutidas. É urgente realizar mais pesquisas em diferentes contextos. O Estado deve promover campanhas e recursos para cuidar da saúde mental desses profissionais.
IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DA COVID-19 À SAÚDE MENTAL DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA




O estudo objetivou sintetizar as evidências acerca das implicações à saúde mental dos profissionais de enfermagem em decorrência da pandemia da COVID-19.Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a qual tem como questão norteadora: Quais as implicações à saúde mental dos profissionais de enfermagem decorrentes da pandemia da COVID-19? Os critérios de inclusão para a coleta da amostra foram artigos publicados entre os anos de 2020 a 2022, disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol, na íntegra, e que abordam a temática. Os critérios de exclusão foram: estudos de revisão da literatura, editoriais, cartas ao editor, reflexões, ensaios e demais estudos que não atendem aos objetivos desse estudo. A coleta de dados foi realizada mediante busca nas bases de dados, (MEDLINE, SCIELO,LILACS e BDENF), através da Biblioteca virtual da saúde (BVS).Nove artigos foram incluídos na amostra final dos resultados, os quais descreveram os enfermeiros como protagonistas na linha de frente do cuidado prestado, exigindo deles, além dos conhecimentos técnico-científicos, os sentimentos e as emoções, culminando em desgaste mental, em síndromes psiquiátricas e vários transtornos de personalidade. Enfim, as implicações da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos profissionais de Enfermagem mais pertinentes foram: síndrome de Burnout, depressão, ansiedade e estresse.
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA À CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE




Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um distúrbio neurobiológico de origem genética, caracterizado por desatenção, inquietação e impulsividade, que se manifesta pela primeira vez na infância podendo acompanhar a vida do paciente. Objetivo: Descrever a assistência de Enfermagem prestada às crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa. Resultados: Os artigos incluídos foram apresentados em quadro sinóptico e a análise dos resultados foi realizada de forma descritiva, apresentando a síntese dos estudos por meio de comparações e destaque de diferenças e/ou semelhanças. Identificou-se que é fundamental à Enfermagem ter empatia, visão holística e conhecimento para realizar assistência singular e de qualidade para a criança com TDAH e família. Conclusão: A Enfermagem utiliza a empatia, visão holística e diferentes estratégias para o cuidado com a criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, no entanto os profissionais referem dificuldades na pratica clínica. As publicações sobre a temática são escassas sendo necessário o desenvolvimento de pesquisas clínicas.
MÉTODOS DE ATIVAÇÃO DE IRRIGANTES EM ENDODONTIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA




O tratamento endodôntico tem como principal objetivo restabelecer a função de um elemento dental no sistema estomatognático, sem prejudicar a saúde do paciente. Através de uma eficaz desinfeção dos canais radiculares, que é obtida por meio do preparo químico-mecânico. No entanto sabe-se que a anatomia do sistema de canais radiculares é complexa e a instrumentação do canal principal deixa áreas intocadas, de forma que os canais laterais, istmos e ramificações dependem principalmente dos efeitos químicos dos irrigantes e medicações intracanais. Portanto, o objetivo do presente trabalho é revisar a literatura à cerca dos principais sistemas de ativação da solução irrigadora e discorrer sobre as suas características, indicações e protocolos clínicos. Metodologia do presente estudo, visou uma revisão Literária no qual caracterizou-se por ser uma pesquisa bibliográfica acerca dos recursos de ativação das soluções irrigadoras em endodontia, a pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicos PubMed, Scielo, Lilacs. O levantamento bibliográfico foi realizado durante os meses de 10 (Outubro) de 2022 a 5 (Maio) de 2023. Concluiu-se com base na revisão de literatura, é possível afirmar que não há hoje, um protocolo único e totalmente efetivo para ser seguido. Contudo, é essencial valer-se de sistemas e estratégias que otimizem a desinfecção para alcançar estruturas complexas dos canais radiculares.
SÍNDROME DO ENVELHECIMENTO PRECOCE BUCAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA




O objetivo deste presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica acerca da Síndrome do envelhecimento precoce bucal, seu diagnóstico, manifestações clínicas, prevenção e tratamento. A revisão de literatura foi realizada com buscas em livros e nas bases de dados Pubmed, Scielo, BVS, REVodonto e outros anais científicos, utilizando as palavras-chaves: envelhecimento precoce, desgaste dentário e erosão dentária. A Síndrome do envelhecimento precoce bucal (SEPB) é um grande desafio na odontologia, principalmente pelas suas características clínicas multifatoriais que são responsáveis por sua enorme complexidade, precisando de uma abordagem multiprofissional. Alguns dos agentes etiológicos podem ser classificados em: dieta ácida, transtornos psiquiátricos, doenças gastrointestinais e distúrbios do sono. As características clínicas das lesões estão associadas aos fatores etiológicos presentes e com a etapa que a lesão se encontra. Conclui-se que a SEPB é a manifestação clínica do envelhecimento acelerado da cavidade bucal e do sistema estomatognático, apresentando estado de não normalidade clínica das estruturas bucais, com características incompatíveis com a idade fisiológica (cronológica) do indivíduo, provocada por doenças sistêmicas de diferentes origens, influência de novos hábitos e/ou mudança de estilo de vida.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM SOBRE REABILITAÇÃO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL




Objetivo: Analisar na literatura científica evidenciada na enfermagem acerca da reabilitação em pacientes com Acidente Vascular Cerebral, levantando nas produções científicas a atuação do enfermeiro na reabilitação dos pacientes com AVC e elencar as principais sequelas do Acidente Vascular Cerebral descritas na literatura científica e evidenciar a importância da reabilitação após o AVC, avaliando a sua eficácia. Métodos: A pesquisa está fundamentada em uma revisão integrativa da literatura (RIL), utilizando as bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), MEDLINE, Bases de dados de enfermagem (BDENF), (LILACS) e Google acadêmico, com aplicação de critérios de inclusão e exclusão, num horizonte temporal de 5 anos (2019-2023) e descritores, tais como: “Enfermeiros”/“Nurse Practitioners”; “Pacientes com Acidente Vascular Cerebral”/“Stroke Patients” e “Reabilitação de pacientes com AVC”/“Stroke Patients Rehabilitation”. Resultados: Os resultados evidenciados nas literaturas mostraram que a reabilitação de paciente vítima de AVC mediante a assistência e cuidados do enfermeiro é essencial para sua recuperação, visto que este é um problema que afeta aspectos, desde o social, emocional e físico, tornando-o dependente de cuidados dos profissionais da área da saúde e de seus familiares. Conclusão: Acredita-se que a atuação do enfermeiro na reabilitação em pacientes com AVC contribua para uma melhora na qualidade de vida, considerando que a reabilitação seja aplicada de maneira que respeite as indicações de cada método e a particularidades do paciente.
SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DAS NECESSIDADES DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA




Este artigo tem como foco as questões relacionadas à saúde mental e aos direitos humanos das mulheres vítimas de violência, buscando entender a interseção crítica entre esses dois aspectos. O objetivo geral do estudo é contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas mais adequadas para lidar com essa problemática. A hipótese central é que a violência de gênero temum impacto negativo e significativo na saúde mental das mulheres, levando a traumas, transtornos de ansiedade e depressão. Além disso, a pesquisa também aponta para a insuficiência das políticas e medidas de proteção dos direitos humanos para atender às necessidades de saúde mental dessas mulheres. Para alcançar seus objetivos, o estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com métodos de pesquisa que incluem revisão bibliográfica, análise de políticas e leis, entrevistas com profissionais especializados e mulheres vítimas de violência, além da análise de estudos de caso relevantes. Portanto, este estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão do impacto da violência de gênero na saúde mental das mulheres e para o desenvolvimento de políticas e medidas mais efetivas para proteger seus direitos humanos. Isso é de extrema importância para a sociedade, pois a violência contra a mulher é um problema sério e amplamente difundido, que afeta não só a saúde e o bem-estar das vítimas, mas também a sociedade como um todo.
DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL: SEUS REFLEXOS NA ERA VIRTUAL




O presente artigo tem como objetivo estudar e analisar acerca do divórcio extrajudicial e seus reflexos na era virtual, abordou-se o divórcio após lei n.º 6.515/75, a lei n.º 11.441, de 4 de janeiro de 2007. Discutiu-se as exigências necessárias para a solicitação do divórcio extrajudicial nos tabelionatos de notas e a alteração ocasionada pela Emenda Constitucional n.º 66, de 13 de julho de 2010, como também as modificações realizadas por meio de resoluções e provimentos na esfera nacional e estadual, com o intuito de apontar a importância e a evolução do instituto divórcio no direito de família, apontando a indispensabilidade da desjudicialização do divórcio no país, as implicações sociais e jurídicas no contexto social. Proteger a dignidade humana, tendo em conta o contexto atual, transformado pela pandemia, buscando maior celeridade nos atos processuais que visem alcançar o desfecho de uma relação conjugal e/ou afeto insustentável, pela liberdade de fazê-lo sem interferência estatal. O artigo foi dividido em quatro tópicos, o primeiro tópico: o progresso do divórcio nas normas jurídicas brasileira; o segundo tópico: a mudança na legislação do divórcio a partir da Lei 6.515/75 até a Emenda Constitucional 66/2010; o terceiro tópico: divórcio extrajudicial; e o quarto tópico: o divórcio virtual e suas implicações sociais e jurídicas. Como metodologia utilizou-se de pesquisas bibliográficas em obras doutrinárias específicas sobre as citadas leis, artigos, revistas eletrônicas, etc. Verificou-se uma crescente procura pelo divórcio extrajudicial, ainda mais diante da evolução e facilitação na realização da prática, devido à inserção dos sujeitos envolvidos com a tecnologia.
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O FLUXO DE TRABALHO DIGITAL E O FLUXO DE TRABALHO ANALÓGICO APLICADOS NA PRÁTICA DO TRATAMENTO REABILITADOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA




O trabalho do Cirurgião Dentista para se mostrar adequado, diante das diversidades para concluir um diagnóstico e planejamento eficiente, requer um alto grau de precisão dos exames complementares a serem solicitados e dos demais utensílios que lhe auxiliarão antes, durante e após o tratamento. Porém, dos inúmeros procedimentos odontológicos existentes, poucos oferecem conforto, praticidade e rapidez tanto para o paciente quanto para o profissional. Assim, toda e qualquer área da odontologia, em especial a reabilitação oral, necessitará de ferramentas que promovam, cada vez mais, um prognóstico favorável. O objetivo deste trabalho é revisar a literatura sobre o fluxo de trabalho digital quando comparado com o trabalho convencional em um tratamento reabilitador. Para essa revisão foi realizado um estudo separado em 4 fases. A primeira fase consiste na seleção das plataformas de busca, nas quais foram realizadas uma busca por artigos, livros, dissertações e teses nas bases SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e PUBMED. Além da busca nas bases de dados, também foram realizadas pesquisas em sites, jornais e revistas. As buscas ocorreram nos meses de novembro e dezembro de 2022 e janeiro de 2023; e as palavras-chave utilizadas na tese foram Odontologia, Tecnologia Digital e Revisão. Os resultados deste estudo são baseados em 15 artigos, onde a língua predominante foi o inglês, contendo 14 estudos selecionados na plataforma PUBMED e 1 na SCIELO. A caracterização dos artigos por ano foi diversificada, nos quais foram encontrados 1 artigo no ano de 2017, 2 no ano de 2018, 1 em 2019, 3 em 2020, 3 em 2021, 4 em 2022 e 1 em 2023. O periódico mais descoberto foi a JPD (The Jornal of Prosthetic Dentistry) contendo 5 estudos da mesma, conforme pode-se analisar na Tabela 1. Apesar das limitações presentes neste estudo, foi possível observar que tanto o fluxo de trabalho digital ou convencional apresenta parâmetros da reabilitação oral satisfatórios, nos tratamentos protéticos, quanto a sua utilização combinada ou individual.
BARREIRAS ARQUITETÔNICAS E INCLUSÃO NO ENSINO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA




Introdução: A deficiência física é uma condição caracterizada pela alteração total ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, que pode comprometer a função física. Apesar da deficiência ter sido historicamente abordada sob a perspectiva da medicina, atualmente há um entendimento cada vez maior de que a inclusão das pessoas com deficiência é uma responsabilidade de todos os setores e profissionais. A acessibilidade é um princípio fundamental para garantir a cidadania plena a todas as pessoas, especialmente aquelas com deficiência. Embora existam leis que assegurem direitos iguais, muitos indivíduos enfrentam barreiras físicas e sociais que impedem sua participação plena na sociedade. A eliminação dessas barreiras é essencial para permitir que as pessoas possam exercer seus direitos de forma igualitária, sendo possível proporcionar oportunidades iguais a todos os usuários, independentemente de suas habilidades ou limitações físicas. No ensino superior, a falta de recursos para adaptações estruturais e melhorias na acessibilidade também é um problema frequente. Objetivo: Evidenciar, através de um relato de experiência, as dificuldades encontradas na graduação de odontologia para uma pessoa com limitações nos membros inferiores, no que tange a acessibilidade inclusiva e barreiras arquitetônicas nas atividades laboratoriais na área das Ciências Biológicas, laboratório para habilidades odontológicas e clínica para atendimento da comunidade. Método: foi utilizado o relato de experiência de caráter descritivo com embasamento qualitativo da vivência do próprio autor, portador de limitação nos membros inferiores, em relação a acessibilidade e inclusão durante a graduação no curso de odontologia em uma Instituição de Ensino Superior e a revisão da literatura. Foram considerados 20 artigos, dos quais foram adicionados ao trabalho para fortalecer o relato de experiência, utilizando os bancos de dados eletrônicos da Pubmed, SciELO e Google Acadêmico. Resultados e discussão: Observou-se a predominância da ausência de acessibilidade quanto a presença de barreiras arquitetônicas e consequentemente a falta de acessibilidade, apesar da existência de leis que garante o processo inclusivo na educação. Conclusão: A experiência relatada neste estudo evidencia a necessidade de se promover a inclusão de pessoas com deficiência em todos os âmbitos da sociedade, em especial na formação profissional. No contexto da odontologia, a presença de um acadêmico com paraplegia total dos membros inferiores pode trazer desafios, mas também mostra que é possível superar limitações e atuar com excelência na profissão. A inclusão de pessoas com deficiência na odontologia pode trazer uma nova perspectiva para a profissão, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
TRABALHO INFANTIL: O IMPACTO NA ESCOLARIDADE E AS CONSEQUÊNCIAS DA EVASÃO ESCOLAR




O presente trabalho tem como tema o trabalho infantil e os impactos que ele acarreta a vida de crianças e adolescentes. Dessa forma, o objetivo principal da pesquisa é expor o trabalho infantil e seus impactos na educação infanto-juvenil. Primeiramente, apresenta-se a evolução histórica legislativa do trabalho infantil. Em seguida, aponta-se a caracterização acerca da proteção legal da criança e do adolescente diante do trabalho infantil. Na sequência, relata-se quais os impactos que o trabalho infantil acarreta a vida das crianças e adolescentes. Por fim, analisa-se como o trabalho infantil interfere na educação infanto-juvenil. A pesquisa tem caráter qualitativo e bibliográfico, portanto, foram utilizados doutrina, lei e artigos científicos. É possível perceber os prejuízos que o trabalho infantil acarreta a vida das crianças e adolescentes, como as implicações significativas para o desenvolvimento saudável e educacional. Sendo assim, o compromisso em assegurar uma proteção eficaz e integral às crianças e adolescentes requer esforços contínuos por parte da família, da sociedade e do Estado.
POLIAMOR: A UNIÃO POLIAFETIVA E (IM)POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO COMO ENTIDADE FAMILIAR PELO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO




É cediço que o conceito de família sofreu grandes modificações após a Constituição Federal de 1988, demonstrando a superação do modelo hierárquico - patriarcal para a concepção eudemonista de família em primazia do afeto nas relações. Com o presente estudo objetiva-se compreender esse novo tipo de arranjo familiar e quais os entendimentos jurisprudenciais dos tribunais superiores acerca da temática. Para alcance desse objetivo o estudo divide-se em três sessões. Em um primeiro momento buscou-se traçar a evolução histórica das entidades familiares conforme a doutrina pátria. Em um segundo momento, compreende-se quais princípios pertinentes. Enquanto que no terceiro capítulo é feita a análise de julgados dos tribunais superiores. No tocante a metodologia utilizou-se o método dedutivo, pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em leis, doutrinas e jurisprudências. Constatou-se que o reconhecimento da união poliafetiva ainda encontra barreiras no valor enraizado na sociedade brasileira, qual seja, a monogamia. Contudo, as transformações sociais impulsionam e tornam inevitável o reconhecimento desses novos arranjos familiares.
O USO DA ULTRASSONOGRAFIA NA ODONTOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA




Introdução: A ultrassonografia é uma técnica que utiliza ondas sonoras para criar imagens em tempo real, esse dispositivo encontra-se em constante evolução sendo manuseada atualmente por várias profissões entre elas a odontologia servindo como método avaliação de estruturas orais. Objetivo: O objetivo do trabalho é analisar o uso da ultrossonografia na odontologia. Metodologia: trata-se de uma revisão literária. As buscas das evidências científicas foram realizadas nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, Scientfic Eletronic Library Online e PubMed, utilizando os termos de busca: Ultrassonografia, Odontologia, Vantagens, Desvantagens. Resultados: Foram encontrados inicialmente 28 artigos. Após seleção, 6 estavam adequados aos objetivos do estudo, as informações foram repassadas para o instrumento de coleta. Os artigos incluídos foram apresentados em quadro resumo e a análise dos resultados foi realizada de forma descritiva apresentando a síntese dos estudos por meio de comparações e destaque das diferenças e/ou semelhanças. Conclusão: conclui-se que a ultrassonofragia proporciona uma série de vantagens para o diagnóstico, tratamento e procedimentos cirúrgicos odontológicos.
AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DE PACIENTES ATENDIDOS EM CLÍNICAS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA – REVISÃO DA LITERATURA




A disciplina de Clínica Integrada nas graduações de Odontologia foi estabelecida com o propósito de desenvolver a capacidade diagnóstica, de planejamento e execução de procedimentos multidisciplinares pelos graduandos, permitindo assim a formação de um profissional clínico geral. Neste estudo, temos como objetivo revisar a literatura acerca da importância da avaliação do grau de satisfação dos pacientes atendidos em Clínicas Escolas de graduação em Odontologia, bem como identificar os principais critérios utilizados para essa avaliação. Utilizamos a metodologia de revisão de literatura integrativa, por meio da qual foram consultadas bases de dados como PUBMED, SCIELO e BVS, com o uso de termos de busca relacionados à satisfação do paciente e ao atendimento em clínicas escolares de odontologia. A seleção dos artigos completos e publicados foi feita com base nos critérios estabelecidos. Foram incluídos oito artigos no período de 2013 a 2023. Concluímos que esta revisão enfatiza a importância de compreender o grau de satisfação dos pacientes atendidos em clínicas escolares de odontologia, fornecendo informações valiosas para aprimorar a qualidade do atendimento nessas instituições. O estudo reforça a necessidade de investimentos contínuos na formação dos estudantes de odontologia, assim como em melhorias na infraestrutura e na experiência do paciente, a fim de garantir um atendimento eficiente, empático e satisfatório.
FATORES DE RISCO PARA CIRURGIAS CARDÍACAS PEDIÁTRICAS




OBJETIVO: O presente estudo objetivou analisar os fatores de risco que levam a complicações no pós-operatório de cirurgias cardíacas pediátricas. MÉTODOS: Pesquisa de campo transversal de abordagem quantitativa e caráter retrospectivo, abrangendo pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no período de 01 janeiro de 2022 a 31 de julho de 2023, com faixa etária de 0 a 17 anos. Os dados foram codificados, tabulados e revisados em planilhas no Microsoft Office Excel 2016 para análise de médias, desvio padrão e proporções. O programa GraphPad Prism ® foi utilizado para avaliar a diferença estatística entre grupos definidos para aplicação do teste Two Way Anova e Tukey post test com significância estatística p<0,05 e a regressão linear múltipla afim de investigar a relação entre variáveis independentes específicas e uma variável dependente de interesse. RESULTADOS: A maioria dos pacientes tinha até 4 anos de idade, evidenciando a importância do diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas e seus tratamentos. Dos casos, 40% tinham o peso inadequado para idade. O uso de circulação extracorpórea influenciou na necessidade de hemocomponentes no pós-operatório, devido ao risco de sangramento associado. O tempo de anóxia, duração da cirurgia e internação foram mais longos para pacientes com baixo peso. O sangramento pósoperatório ocorreu em 97,43% dos casos, com maiores volumes em pacientes com sobrepeso ou obesidade. A faixa etária também afetou os tempos de anóxia, circulação extracorpórea, cirurgia e a permanência na Unidade de Terapia Intensiva e enfermaria, enquanto o sangramento tendeu a ser menor em pacientes mais jovens e maior em pacientes mais velhos. Com os testes identificou-se diferenças estatisticamente significantes em alguns grupos associados entre si. CONCLUSÃO: Os resultados também indicaram que a idade e o peso dos pacientes tiveram impacto significativo no tempo de anóxia, duração da cirurgia, tempo de internação e volume de sangramento.
GESTÃO DO CUIDADO DO ENFERMEIRO A PUÉRPERAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE




Objetivo: analisar as publicações científicas sobre a gestão do cuidado do enfermeiro a puérperas na atenção primária à saúde. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada nos meses de outubro e novembro 2023 com atualizações contínuas, contidas nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrievel System Online. Resultados: dos artigos analisados, foi possível identificar a indispensabilidade da Gestão do cuidado do enfermeiro a puérperas na atenção primária à saúde, destacando-se, dentre as funções o devido acolhimento, avaliação das condições emocionais e físicas, registro de procedimentos, principais queixas das mulheres e medicamentos utilizados. Conclusões: a gestão do cuidado de enfermagem a puérperas na Atenção Primária à Saúde consiste em um processo acolhedor das puérperas e de seus respectivos familiares, desde o momento do pré-natal, por meio da promoção de um cuidado ininterrupto, multidimensional dotado de sistematização, capaz de valorizar a individualidade da mulher e do recém-nascido, norteado em protocolos determinados, com implementações, sempre que houver necessidade, levando em consideração as transformações de ordem, social, biológica e psíquica que tendem a ocorrer na vida das mulheres, colocando, assim, a puérpera na condição de principal destinatária de cuidados.
O CUIDADO DE ENFERMAGEM À PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL NO CONTEXTO DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO




Introdução: O profissional de enfermagem promove a soma do atendimento e acolhimento dos pacientes com transtornos mentais, visando uma escuta qualificada e tratamento de acordo com a singularidade da pessoa. A partir disso, a Enfermagem tem um grande papel ao se relacionar aos pacientes com transtornos mentais, pois é o que está mais próximo do mesmo, buscando encaminhar no sentido da inserção, nos processos de reabilitação de saúde, para que possam contribuir para a recuperação desse paciente com intuito de realocar essas pessoas na sociedade e familiares. Objetivo: Compreender o cuidado do profissional de enfermagem à pessoa com transtorno mental no contexto o hospital psiquiátrico. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, a pesquisa foi elaborada a partir de artigos selecionados por meio da consulta aos sites de buscas Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF),Medical LiteratureAnalysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Centro Nacional de Informação de Ciências Médicas de Cuba (CUMED), via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Resultados: Utilizou-se os Descritores em Ciência da saúde (DeCS) da Biblioteca Regional de Medicina (Bireme) e seus equivalentes no idioma inglês no Medical Subject Headings (MeSH): Enfermagem psiquiátrica (Psychiatric Nursing); Cuidado de enfermagem (Nursing Care); Assistência humanizada (Humanization of Assistance); Transtornos mentais (Mental Disorders) com o auxílio dos operadores booleanos AND/OR. Resultados: Após análise dos artigos, foram escolhidas doze publicações, que foram separadas em duas categorias: A atuação do enfermeiro no cuidado ao paciente com transtorno mental; Dificuldades encontradas pelos enfermeiros no cuidado ao paciente com transtorno mental. Conclusão: A realização do estudo proporcionou uma análise mais aperfeiçoada sobre a prática da enfermagem no cuidado ao paciente com transtorno mental, além de uma maior compreensão sobre os desafios enfrentados por esses profissionais na assistência a esses pacientes. Sendo que as condições psíquicas dos pacientes já exigem um esforço e dedicação maior dos profissionais.
A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO TRÁFICO DE DROGAS: IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E SOCIAIS




Este trabalho busca conhecer o universo das mulheres que se encontram no sistema penitenciário, principalmente pelo comércio ilegal de drogas e os fatores que as levaram para a inserção nesse mundo do crime, o conhecimento desses elementos pode ser importante para a compreensão de como a situação cultural e econômica podem influenciar nesse cenário. Assim, a entrada da mulher no mundo da criminalidade, em especial, no comércio do tráfico de drogas, tem forte relação com o papel da mulher na sociedade capitalista, onde são completamente colocadas à mercê da invisibilidade social. Para concretude da pesquisa, optou-se para a realização de estudo bibliográfica, na qual entendeu-se ser a melhor opção com a utilização da abordagem qualitativa. Sendo assim, podendo concluir-se que, as mulheres sofrem com as desigualdades no mundo da criminalidade, onde é possível observar que o seu ingresso é fruto de alguns fatores, levando a um maior número de mulheres encarceradas, na qual as consequências da pena afetam também seus familiares.
ANÁLISE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO CIRURGIÃO-DENTISTA NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – REVISÃO DE LITERATURA




O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é considerado uma síndrome comportamental de neurodesenvolvimento. Caracteriza-se por alterações que afeta o comportamento, a comunicação e a interação social. O atendimento odontológico para pacientes com TEA é desafiador devido aos padrões comportamentais repetitivos, dificuldades de comunicação e recusa em seguir comandos. O objetivo foi revisar na literatura a importância do acesso ao tratamento odontológico para pacientes com TEA no Brasil e os desafios enfrentados pelos profissionais. Foram realizadas pesquisas bibliográficas no LILACS e PUBMED durante março e abril de 2023. Com os critérios de inclusão, artigos clássicos e portarias que expressão correlação ao tema, nos idiomas inglês e português. Sendo excluídas publicações que não contemplaram a proposta metodológica, bem como trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Foram selecionados 84 estudos, eliminando-se 74 artigos que não se enquadravam no tema da revisão, totalizando 10 artigos para o estudo. Concluiu-se que pacientes com TEA, precisam ser acompanhados por uma equipe
multidisciplinar. Os pais e responsáveis têm um papel essencial no apoio a uma criança autista, eles podem ajudar a garantir o acesso à saúde e educação. O tratamento odontológico em pacientes com TEA é considerado desafiador para o cirurgião-dentista, devido às dificuldades associadas.
A EFICÁCIA DA LEI N.º 13.445/2017 NA PROTEÇÃO DOS REFUGIADOS NO BRASIL SOB A ÓTICA DA JURISDIÇÃO INTERNACIONAL




O presente trabalho tem como objeto de estudo a eficácia da Lei n.º 13.445/2017, conhecida como Nova Lei de Migração, na proteção dos refugiados no Brasil, analisada sob a ótica da jurisdição internacional. Em um cenário global de intensos fluxos migratórios e crises humanitárias, esta legislação surge como um avanço importante, alinhando o Brasil aos compromissos internacionais assumidos em tratados e convenções, como a Convenção de 1951 sobre o Estatuto dos Refugiados e seu Protocolo de 1967. Contudo, questiona-se até que ponto a Nova Lei de Migração tem sido eficaz na proteção dos refugiados no Brasil, especialmente considerando a jurisdição internacional. A pesquisa propõe como hipótese central que, apesar dos avanços, ainda existem desafios e barreiras que impedem a plena efetivação dos direitos dos refugiados. Para isso, serão analisados o princípio da dignidade humana e sua relação com os direitos dos refugiados; o conceito de refugiados sob a perspectiva do direito internacional e brasileiro; a vinculação do Brasil à tutela jurídica internacional dos refugiados; e a recepção doutrinária da Lei n.º 13.445/2017 e seus vetos. A relevância do estudo fundamenta-se na necessidade de compreensão e aprofundamento do debate sobre a proteção dos refugiados no Brasil, bem como na contribuição para o fortalecimento das políticas públicas e promoção dos direitos humanos. Espera-se que os resultados do estudo possam subsidiar políticas públicas mais eficazes e alinhadas com os princípios e normativas internacionais, fortalecendo assim o compromisso do Brasil na proteção dos refugiados. A metodologia adotada será a revisão de literatura, consistindo na análise crítica e sistemática de documentos, livros, artigos e outras fontes relevantes para a compreensão do tema.
O LIMITE ENTRE O EXERCÍCIO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A OFENSA À HONRA NA INTERNET




O direito à liberdade de expressão é garantido pela Constituição Federal, compreendendo a liberdade da manifestação do pensamento, da atividade intelectual e de comunicação, ao tempo em que estabelece como regra o ideal da liberdade plena. Por outro lado, é sabido que no Estado Democrático de Direito não há direitos absolutos, portanto, a liberdade de expressão por vezes é mitigada, especialmente quando se manifesta na rede mundial de computadores, um meio eficaz de propagação desmedida de palavras e ações, capaz de ampliar as possibilidades e propiciar a realização de atos criminosos. Haja vista, os limites inerentes aos direitos fundamentais e os possíveis prejuízos causados pelos excessos, o estudo tem como objetivo compreender como a internet pode se tornar um estímulo para a propagação de crimes contra a honra. Para alcance desse objetivo, o estudo divide-se em quatro sessões. Inicialmente, pretende-se fornecer o conceito de direito à liberdade de expressão e vinculá-lo à internet. Em um segundo momento, é abordado as espécies de crimes contra a honra e a aplicação da legislação brasileira no combate aos crimes cibernéticos e, por fim, análise acerca da responsabilização civil e penal na jurisprudência nacional. Quanto a metodologia, utilizou-se o método dedutivo, pesquisa bibliográfica e documental, sendo acessadas leis, doutrinas e jurisprudências a respeito da temática. Constatou-se que existe legislação vigente para coibir tais atos criminosos, privilegiando a responsabilização desses atores. Contudo, se faz necessária normativas específicas.
FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: PREVENÇÃO E CONTROLE DA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL EM ESCOLARES




Introdução: A infância se compreende pela fase da vida em que o corpo passa por inúmeras mudanças, sendo elas fisiológicas e psicológicas. É durante essa fase que se inicia o processo do desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, físicas e motoras, e se constrói conhecimento dos mais diversos setores da vida. Os jogos educacionais eletrônicos estimulam a reorganização de funções cognitivas como a criatividade, atenção, imaginação, coordenação motora e memória. Objetivo: Desenvolver uma ferramenta eletrônica de educação alimentar e nutricional, que traga informações descritivas sobre a relação da constipação e a alimentação, e que de forma criativa, contribua para a compreensão, prevenção e controle da constipação intestinal no público infantil. Resultados e Discussão: Utilizar EAN de forma destinada às crianças tem o propósito de gerar atitudes positivas e hábitos saudáveis em relação aos alimentos e promover a aceitação da importância de uma alimentação balanceada e a compreensão da associação entre a alimentação e a saúde. Conclusão: Por meio de uma atividade divertida, o acesso da criança às informações sobre o tema, lhe auxilia perante aquisições e decisões alimentares, e reconhecimento de sinais e sintomas da constipação.
POTENCIAL CARIOGÊNICO DE MEDICAMENTOS PRESCRITOS PARA CRIANÇAS E DISTRIBUÍDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE




O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é essencial para garantir o acesso equitativo e universal aos serviços de saúde. No entanto, a qualidade e segurança dos medicamentos disponíveis pelo SUS, especialmente aqueles destinados a crianças, são cruciais. Este estudo se concentrou na análise química de medicamentos orais pediátricos distribuídos em Teresina-PI, de janeiro a junho de 2023, com o objetivo de identificar possíveis riscos à saúde bucal das crianças, incluindo seu potencial cariogênico. Uma pesquisa preliminar na Farmácia Central de Teresina-PI revelou onze tipos de medicamentos pediátricos de diversas classes farmacêuticas, acompanhados de suas respectivas bulas. A pesquisa se dividiu em duas etapas: a primeira examinou as informações nas bulas, e a segunda envolveu análises químicas. Foram investigadas três propriedades: o pH endógeno, utilizando um pH-metro Q400-A calibrado; o teor de açúcar, quantificado pelo método Lane-Enyon (Fehling); e o teor de sólidos solúveis totais, medido com um refratômetro RTP-20ATC calibrado. Sete medicamentos continham sacarose, mas detalhes sobre pH, concentração e edulcorantes não estavam nas bulas. O pH variou entre 3,61 e 7,48, sugerindo ampla acidez variabilidade. O teor de açúcar variou de 26,84% a 50,1%, indicando presença significativa de açúcar. O teor de sólidos solúveis totais variou de 0° a 7° (brix), revelando diferenças na concentração. Esses resultados indicam que alguns medicamentos pediátricos distribuídos pelo SUS em Teresina-PI podem ser potencialmente cariogênicos. A presença de sacarose e variações nos valores de pH, teor de açúcar e sólidos solúveis totais sugerem a necessidade de análises mais aprofundadas e medidas preventivas para proteger a saúde bucal das crianças. A qualidade e segurança desses medicamentos devem ser constantemente monitoradas para garantir o bem-estar das crianças atendidas pelo SUS.
VULNERABILIDADE DOS DIREITOS DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PATRIMONIAL: UMA ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DA VIOLÊNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS LEGAIS




A violência contra a mulher está presente todos os dias na vida de inúmeras pessoas. Muito diferente do que se pensa, essa violência não é somente de caráter físico, podendo ser também na modalidade, psicológica, sexual e patrimonial. No Brasil, existe uma lei específica que ampara todas essas mulheres em sentido amplo de todas as variações dessa violência, a Lei n° 11.343/06, conhecida popularmente, como Lei Maria da Penha. No entanto, ainda pouco se fala como identificar essas violências e de como proceder diante de cada situação. Diante disso, é necessário a implantação de políticas públicas para que o número de mulheres que saibam identificar e como usar a lei a seu favor, cresça cada dia mais no país, podendo usufruir de todo o amparo destinado a elas. Os números de violências sofridas diariamente no Brasil são alarmantes, vários estudos realizados nos últimos tempos documentam isso. Destarte, esse é um cenário que deve ser mudado, para que as mulheres se sintam mais seguras, principalmente dentro das suas próprias casas, levando em consideração, que a maioria dessas violências ocorrem no contexto doméstico.
ATIVISMO JUDICIAL E JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA




Este trabalho versa sobre a prática da judicialização da política e do ativismo judicial no Brasil, onde se abordou desde a origem da separação dos três poderes adotadas pela Constituição Federal de 1988, até os casos práticos que foram analisados, em que se buscou definir o papel que o Poder Judiciário tem desempenhado, atravessando desde a interpretação criativa dos juízes, as mutações constitucionais, até a interferência do Judiciário na esfera dos outros poderes. O trabalho fundamentou-se em pesquisas bibliográficas, utilizando de uma abordagem dedutiva, em que foi realizado consultas em livros, artigos e textos online que abordam o tema. Dos estudos realizados, buscou-se resolver a problemática instaurada no ativismo judicial, desde a sua necessidade, propondo também maior rigor às práticas do Judiciário no proferimento de suas decisões e o resguardo aos direitos fundamentais dos cidadãos.
CONHECIMENTO DOS ODONTOPEDIATRAS E ORTODONTISTAS SOBRE A INDICAÇÃO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES




Introdução: a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico é um exame que produz imagens tridimensionais de bom contraste com doses, espaço e custo menores do que a Tomografia Computadorizada Médica. Muitos são os motivos para solicitação deste exame, mas existem poucos estudos sobre as indicações de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico em crianças e adolescentes na literatura científica brasileira.
Objetivo: avaliar o conhecimento e os motivos de solicitação dos especialistas sobre indicações de tomografia computadorizada de feixe cônico em crianças e adolescentes.
Material e Métodos: estudo quantitativo transversal, realizado por questionários eletrônicos enviados a odontopediatras e ortodontistas, no qual foram anotados dados demográficos do especialista, atuação na profissão, uso de radiografias digitais e solicitação da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico.
Resultados: 52 profissionais responderam ao questionário. 88,5% conheciam a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico e 76,9% encaminham pacientes para realizar o exame. As indicações para solicitação foram dentes inclusos/impactados (88,5%), cisto ou tumor (76,9%), trauma dentário (57,7%) e fratura maxilo/mandibular (59,6%¨). 53,8% dos participantes conheciam o princípio do ALARA.
Conclusões: permite-se concluir que existe um desconhecimento dos profissionais sobre a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico e as diretrizes do ALARA. Dentes impactos/inclusos e cisto ou tumor foram os motivos mais comuns para solicitar o exame.
CRIMES SEXUAIS: A QUESTÃO QUANTO À IMPUTABILIDADE




Os crimes sexuais são atos que ferem a dignidade e liberdade sexual da vítima, causando danos físicos e psicológicos. São definidos como qualquer ato ou comportamento sexual não consensual que viole a integridade corporal e a autonomia da vítima. Tendo em vista isto, este artigo científico visa esclarecer sobre alguns crimes sexuais, tipificados na lei penal, com o foco na imputabilidade do agente que pratica o crime. O assunto é tratado por meio de pesquisas bibliográficas e exploratórias, com reforço da lei, apresentando uma crítica em relação à legislação e sua prática ao dispor da pena. Com base nessa breve descrição, conclui-se que existem vários requisitos para analisar em qual perfil se enquadraria o agente, por meio do laudo criminológico, pelos seus maus antecedentes e idade no tempo que cometeu o delito, sempre respeitando os princípios básicos.
DOENÇA PERIODONTAL RELACIONADO A DOENÇAS RESPIRATÓRIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA




Introdução: A periodontite é uma doença infecciosa que causa destruição dos ligamentos periodontais e ósseos, podendo ser um possível fator de risco para diversas doenças sistêmicas. Uma das principais causas de pneumonia em pacientes e pacientes imunocomprometidos é a aspiração orofaríngea, e a periodontite tem sido relatada epidemiologicamente como um possível fator de risco para pneumonia aspirativa. Objetivo: identificar na literatura o estágio atual entre as doenças periodontais e doenças respiratórias. Metodologia: Foi realizado um levantamento por meio de busca sistemática nas bases de dados eletrônicas SCIELO; BVS; LILACS. Foram determinados como critérios a inclusão de artigos publicados que abordem a relação entre doença periodontal e doenças respiratórias nos últimos 10 anos. Os artigos são qualificados através da tabela CONSORT. Resultados: Resultados da busca em 99 artigos selecionados, observados critérios de inclusão e exclusão. Obtiveram-se assim 38 artigos, preenchidos na íntegra, passaram por diversos filtros e qualificados para segunda validação de qualidade metodológica. Dois itens selecionados, 1 com qualidade alta, 6 com qualidade moderada e 2 com qualidade baixa, foram selecionados entre 9 itens potencialmente úteis. Conclusão: Concluo que existe relação entre doença periodontal e doenças respiratórias, porém, recomendamos a realização de estudos adicionais utilizando metodologias alternativas para obter maior clareza sobre esta relação causal.
A REGULAMENTAÇÃO DO ADICIONAL DE PENOSIDADE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS




Este artigo científico explora a importância dos adicionais trabalhistas na proteção dos direitos dos trabalhadores, com foco no adicional de penosidade, destinado a compensar o desgaste físico e mental resultante de atividades consideradas penosas. Ele contextualiza a origem do adicional no Brasil, destacando a necessidade de sua regulamentação devido às lacunas deixadas pelos adicionais de insalubridade e periculosidade. A pesquisa busca analisar os aspectos legais e práticos da regulamentação adicional de penosidade, incluindo seu impacto em profissões específicas, como no transporte público urbano e na atividade de cortadores de cana. Utilizando uma abordagem bibliográfica e qualitativa, o estudo explora a ligação entre o trabalho penoso, a dignidade humana e a necessidade de políticas públicas mais eficazes para garantir condições de trabalho saudáveis e seguras para os trabalhadores. O artigo está estruturado em questões que abordam o conceito de trabalho penoso, a história dos adicionais trabalhistas no Brasil, os aspectos legais dos adicionais de insalubridade e periculosidade, os possíveis impactos da regulamentação do adicional de penosidade em diferentes profissões e a conclusão sobre o tema.
FRAUDE À EXECUÇÃO TRABALHISTA: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA IDENTIFICAÇÃO E PENHORA DE DINHEIRO E BENS DE CUSTO




As fraudes na execução trabalhista representam um desafio crítico, afetando a justiça e a equidade no ambiente de trabalho. Essas práticas enganosas prejudicam não apenas os trabalhadores, mas também as empresas e o sistema jurídico como um todo, minando a confiança no cumprimento das obrigações trabalhistas. Este estudo tem como objetivo principal analisar as fraudes na execução trabalhista, além de explorar as ferramentas tecnológicas disponíveis para a detecção e recuperação de ativos desviados de forma fraudulenta. Pretendese também avaliar o impacto das ferramentas tecnológicas na prevenção e no combate a essas práticas fraudulentas. Para atingir esse objetivo, a pesquisa explora conceitos doutrinários e exemplos jurisprudenciais, visando a apresentar estratégias procedimentais eficazes para prevenir e superar entraves no curso da execução. Como resultado, a pesquisa visa a contribuir para uma compreensão mais profunda das fraudes na execução trabalhista e destaca a importância das tecnologias avançadas na prevenção e no combate a essas práticas danosas. A análise revela que as fraudes na execução trabalhista são uma ameaça substancial ao sistema jurídico e ao bem-estar dos trabalhadores. No entanto, a aplicação de ferramentas tecnológicas, como Sisbajud, Renajud, Simba, Infojud, Sniper e outras, demonstrou ter um impacto significativo na detecção e recuperação de ativos desviados de forma fraudulenta.
RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CASOS DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA




A violência obstétrica é uma forma de violação dos direitos das mulheres, especificamente em um dos momentos mais significativos para a grande maioria, que pode ser observado desde a gravidez ao pós-parto, caracterizando-se por diversas formas, como por exemplo o desrespeito a situação de gravidez, a não informação correta por partes das entidades de saúde, a utilização de métodos desconhecidos e não informados a mulher na hora do parto, bem como outras inúmeras violações que ocorrem diariamente em todo o País, o qual hoje é denominada como violência de gênero. Contudo, o presente artigo visou demonstrar o histórico dessa violência, bem como ela se caracteriza, antes, durante e depois do parto, como também apresentar as legislações hodiernas que são utilizadas para atuar na matéria de violência obstétrica. A pesquisa se desenvolveu através de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, através de doutrinas, legislações e evidências comprovadas, discorreu-se ainda sobre a necessidade de uma lei específica para tratar única e exclusivamente sobre violência obstétrica, assim trazendo uma maior segurança para as parturiende e do bebê, não somente com novas técnicas de humanização, mas, também, com leis que de fato asseguram esses direitos a saúde da mulher.
TRÁFICO DE MULHERES NO BRASIL PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL




O presente trabalho tem como objetivo principal, analisar o contexto do tráfico de mulheres para fins de exploração sexual no Brasil, tendo em vista o grande aumento das estatísticas sobre o tráfico no Brasil. O tema é muito amplo, por esse motivo será abordado somente alguns pontos de caráter bastante relevante sobre o assunto. Será discutido a evolução histórica do tráfico de pessoas e em seguida o conceito de tráfico de pessoas e o que leva esses aliciadores a praticar estes crimes, será analisado também o perfil das vítimas que nesse caso a maioria é mulher. E por fim, discorrer-se-á acerca das medidas preventivas instituídas pela legislação no combate ao tráfico de pessoas, aprofundando-se, de modo mais minucioso, na perspectiva da exploração sexual da mulher no território brasileiro. Serão elucidadas as modificações introduzidas no ordenamento jurídico e a sua evolução histórica. Além disso, serão abordados diversos pontos e aspectos inerentes a essa conduta criminosa, com ênfase no exame das principais alterações advindas da Lei nº 13.344/2016 e sua repercussão no Código de Processo Penal.
IMPACTO DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D EM PESSOAS IDOSAS COM SARCOPENIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA




Objetivo: Avaliar o impacto da suplementação da vitamina D em pessoas idosas com sarcopenia. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão integrativa. A pesquisa foi realizada com base em artigos que tiveram como desfecho primário ou secundário a suplementação de vitamina D em idosos sarcopênicos.O levantamento de artigos foi feito utilizando as seguintes bases de dados: PubMed, CAPES e SciELO . Resultados: A pesquisa é composta por 4 artigos de ensaios clínicos , sendo um artigo multicêntrico, randomizado, controlado, duplo-cego ; um randomizado e controlado; um randomizado e duplo-cego e um randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Discussão: Os artigos tratam sobre a suplementação de vitamina D em idosos com sarcopenia e sua associação com outros nutrientes, como, soro do leite, leucina, vitamina D e E, além de tratar se a associação deste com exercício resistido tem um efeito mais efetivo. Conclusão: Os efeitos da vitamina D são observados quando mesclados com outros nutrientes, mas isoladamente, não há evidências. Junto ao exercício resistido, o tratamento da sarcopenia com vitamina D é mais eficiente, uma vez que é mais um fator a contribuir na manutenção da massa muscular.
A BANALIZAÇÃO DAS PRISÕES PREVENTIVAS: UMA COLISÃO DIRETA COM OS DIREITOS HUMANOS




O presente trabalho tem por objetivo avaliar a colisão direta existente entre a banalização das prisões preventivas e os direitos humanos. A metodologia utilizada para alcançar este objetivo foi a revisão bibliográfica, bem como, análise de legislações presentes no ordenamento jurídico. O referido estudo constata que a utilização abusiva e indiscriminada da prisão preventiva é um problema estrutural do sistema de justiça criminal brasileiro, havendo a violação dos direitos humanos e grandes problemáticas para o erário público. Dessa forma, é imprescindível que sejam implementadas alternativas à prisão preventiva, fomentando um julgamento imparcial com elementos fundamentais para evitar abusos e violações aos direitos fundamentais. Este estudo serve ainda como incentivo para a criação de políticas públicas de combate às questões sociais que alimentam o crime, visando a um direito mais garantivista, sustentado pelo respeito aos direitos humanos e com uma abordagem mais justa para todos os indivíduos.
EFEITOS DO CIGARRO ELETRÔNICO NOS TECIDOS PERIODINTAIS




Introdução: conhecidos como cigarro eletrônico, vaper, pod, jull entre outros, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) vem ganhando popularidade nos últimos anos como alternativa menos danosa que o cigarro convencional. Os perigos causados a cavidade oral mediante o uso de produtos do tabaco e da nicotina são de amplo conhecimento dos cirurgiões dentistas, como halitose e agravamento das lesões da mucosa oral. A interação mais danosa do tabagismo a saúde bucal é o desenvolvimento da periodontite, com alta prevalência e gravidade da doença, mas ainda não se sabe com clareza quais impactos os DEFs podem causar a saúde periodontal. Objetivo: identificar quais danos o uso do cigarro eletrônico pode causar a estrutura periodontal, comparando o periodonto de pessoas usuárias de cigarro eletrônico, cigarro tradicional e não fumantes, bem como, analisar o potencial risco a saúde periodontal a curto e longo prazo de uso em relação ao cigarro convencional. Metodologia: revisão integrativa da literatura na base de dados PubMed realizada em abril e maio de 2023, com a elaboração da pergunta de pesquisa e da estratégia de busca pela estratégia PICo. Para a seleção dos artigos não houve restrição cronológica nem de idioma, sendo elegíveis aqueles que correspondessem a temática e a pergunta norteadora. Resultados: foram identificados com a busca inicial um total de 54 artigos. As etapas de buscas e seleção dos artigos foram baseadas no fluxograma Prisma. Nove estudos foram adequados para preencher a questão de pesquisa. A extração e ordenamento de dados foram realizados em formato de tabela. Foi utilizada a ferramenta de avaliação crítica do Instituto Joanna Briggs, para os estudos de revisão sistemática e os estudos transversais. Discussão: o dano às estruturas periodontais foi um achado comum nos estudos analisados, porém há diferentes abordagens. Os fumantes de cigarro eletrônico apresentaram pior situação periodontal do que os não fumantes, com maior índice de placa e profundidade de sondagem, mas com valores menores quando comparados aos fumantes tradicionais de cigarro, tendo o fator tempo como agravante. O sangramento à sondagem foi menor nos usuários de cigarro eletrônico, contudo o acúmulo de placa é maior nos mesmos. A probabilidade de aumento da inflamação periodontal e dos níveis de citocinas pró-inflamatórias do GCF em usuários de cigarro eletrônico do que em nunca fumantes é considerável. Assim, apesar da provável atenuação dos sinais clínicos periodontais, o cigarro eletrônico não demonstra ser uma alternativa segura para a cessação do tabagismo convencional. Conclusão: os efeitos do cigarro eletrônico relatados nesta revisão não são suficientes para identificar com clareza os danos periodontais causados pelo mesmo. Estudos com maior qualidade metodológica e com duração maior são necessários, entretanto os resultados apontam para uma piora na saúde periodontal com a exposição a longo prazo.
OS LIMITES IMPOSTOS AO PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVO NO DIREITO BRASILEIRO




O Poder de Polícia encontra-se abarcado pela discricionaridade, autoexecutoriedade e coercibilidade, o que lhe oferece liberdade de atuação, fazendo com que a administração tenha seus próprios meios de execução como também lhe incumbe a capacidade de cobrar do particular o que lhe fora intimado, bem como dentro dos limites da lei, obedecendo sempre o princípio da legalidade. O objetivo do presente estudo consiste em demonstrar e analisar como o poder de polícia é aplicado na segurança pública, os limites, atribuições, e os direitos e deveres. Concluiu-se que o Estado é quem exerce o Poder de Polícia, e este, contém atributos, limites e os direitos e deveres, pelo qual decorrem daquilo que é indispensável ao Estado, tendo em vista os direitos fundamentais do cidadão, bem como a liberdade dos indivíduos, a favor do bem-estar coletivo, através dos princípios, principalmente o da legalidade. Para a realização dessa pesquisa foram utilizados posicionamentos doutrinários, especificamente focados no poder de polícia, seus limites e a representação do abuso de poder, bem como estudos pautados na legislação vigente. Trata-se de pesquisa de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo descritivo.
DIREITO PROCESSUAL PENAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS




Diversas garantias fundamentais e direitos da personalidade vêm tendo seu perfil modificado por conta de um diálogo direto com o desenvolvimento da tecnologia. Desde as tecnologias que permitem um maior fluxo de informação e o crescimento das possibilidades de liberdade de expressão até mesmo o fortalecimento e objetivação de garantias sobre a privacidade, por conta do tratamento dos dados pessoais, o diálogo contínuo entre o desenvolvimento tecnológico e a proteção da personalidade representa um dos assuntos fundamentais atualmente. O desenvolvimento das tecnologias de inteligência artificial ocasionou efeitos que não devem ser entendimentos simplesmente como quantitativos, visto que representam uma transformação na subjetividade das relações entre as pessoas e a tecnologia. Dessa forma, os computadores passaram a não ser compreendidos como ferramentas de cálculos, sistematizações ou classificações. O presente estudo, por meio de uma revisão bibliográfica, tem como objetivo analisar os avanços tecnológicos e o processo penal no Brasil. Conclui-se que se tornou fundamental que os juristas se apresentem atualizados com o tema para que a doutrina acompanhe os avanços tecnológicos.
DIREITO DO CONSUMIDOR: A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS PELAS PROPAGANDAS ENGANOSAS




Embora essa estratégia comercial de utilizar os chamados Influenciadores Digitais como ferramentas de vendas tenha aberto a porta para o crescimento no número de vendas de diversas empresas, além de enriquecer ou, no mínimo, mudar de forma positiva a vida de vários desses influenciadores financeiramente falando. Vale se atentar que estes também carregam uma enorme carga de responsabilidade quando atrelam a sua imagem a um produto, serviço ou empresa, podendo assim ser responsabilizados legalmente em casos de fraude ou de que seja comprovada algum tipo de propaganda enganosa. Neste sentido, a presente pesquisa tem como tema: A responsabilidade civil dos influenciadores digitais pelas propagandas enganosas sob a luz do direito do consumidor. Assim, a pesquisa terá como objetivo principal analisar a responsabilidade civil dos influenciadores digitais pelas propagandas enganosas na perspectiva do direito do consumidor. Este estudo baseou-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa bibliográfica, na qual permitiu observar as mudanças do código de defesa do consumidor e alterações que as empresas tiveram que fazer para garantir os direitos dos clientes diante dos novos paradigmas de consumo criados pela evolução da internet. Identificou-se no presente artigo a existência da relação de consumo entre influenciadores digitais e seus seguidores, bem como a possibilidade de responsabilização civil desses produtores de conteúdo em razão dos prejuízos causados aos consumidores atingidos pelas propagandas enganosas, pela falha no dever de informação e na prestação de serviços, tomando como base o Código de Defesa do Consumidor, o princípio da boa-fé objetiva, o princípio da vulnerabilidade, o princípio da identificação da publicidade, o princípio responsabilidade objetiva, o princípio responsabilidade solidaria e a tutela da confiança.
OS EFEITOS DO CLAREAMENTO DENTAL NA SENSIBILIDADE DENTINÁRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA




Introdução: O procedimento de clareamento dentário é altamente requisitado em consultórios odontológicos. No entanto, estudos sobre o assunto indicam que podem ocorrer efeitos colaterais durante ou após o tratamento, como a sensibilidade dentária. Tendo isso em vista, este estudo se propõe a explorar o impacto do clareamento dental na sensibilidade dentinária, um tema de grande relevância na odontologia estética. O procedimento de clareamento dental apresenta tanto vantagens quanto desvantagens, e uma das preocupações mais comuns é a sensibilidade que pode ser causada. Objetivo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar e compreender os efeitos do clareamento dental na sensibilidade dentinária. Para entender melhor este fenômeno, foi realizada uma revisão de literatura abrangente, consultando bases de dados como PubMed, SCIELO, BVS. Os descritores utilizados para a busca foram clareamento, sensibilidade dentinária e adversidades causadas pelo clareamento. Os critérios de inclusão para os estudos foram: artigos em língua portuguesa e inglesa, publicados entre os anos de 2018 e 2023. Foram selecionados 10 estudos que abordavam os descritores supracitados. Foram excluídos aqueles que não abordavam esses temas, artigos incompletos e resumos. Os estudos selecionados foram organizados em sequência cronológica (de 2018 a 2023) para uma análise descritiva. Resultados: Foram achados ao todo 111 artigos, excluídos 21 duplicados e selecionados 90 para o levantamento. Conclusão: Se conclui que a melhor maneira de evitar a sensibilidade dentária é através de uma anamnese criteriosa e um exame clínico minucioso, levando em consideração a limitação individual de cada paciente. Além disso, recomenda-se utilizar agentes clareadores com menor concentração de peróxido e reduzir o tempo de contato com o esmalte
O TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL: VISÃO SOCIAL E CONTROVÉRSIAS À EMENDA CONSTITUCIONAL N° 72/2013 E LEI COMPLEMENTAR N° 150/2015, DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19




O presente artigo, busca realizar uma análise acerca do profissional doméstico, que, apesar de estar regulamentada no país especificamente pelo advento da Emenda Constitucional n° 72/2013 da Lei Complementar nº 150/2015, ainda vem sofrendo com a desigualdade profissional. Efetivamente, os direitos e igualdades foram alcançados por essa classe de trabalhadores, porém, por estar associados às tradições escravagistas, o trabalho doméstico continua-se sendo desvalorizado e não reconhecido como trabalho na sociedade, seja porque o empregador de fato não aceita o empregado doméstico como profissional ou por simplesmente o trabalhador se ver obrigado a renunciar a seus direitos em prol de seu sustento. Evidencia-se assim, a existência das desigualdades de gênero, raça, etnia e classe social. A questão será desenvolvida a partir da origem e da evolução legislativa do trabalho doméstico no Brasil, com a metodologia qualitativa e quantitativa, tendo como base a Legislação e a Doutrina. Após, será abordado o conceito e as características que definem o empregado doméstico. Dando continuidade demostrar-se-á, efetivamente, os direitos e igualdades que foram alcançados por essa classe de trabalhadores com o advento da Emenda Constitucional n° 72/2013 e o que a Lei Complementar nº 150/2015, trouxe de inovação. Conclui-se, demostrado se os direitos trabalhistas conquistados pela categoria doméstica estão sendo respeitados pelos patrões e por fim, serão apresentados os impactos em que a Pandemia da Covid 19 causou a esses trabalhadores.
AVALIAÇÃO DA ALTERAÇÃO DE COR DE COMPÓSITOS RESINOSOS SUBMETIDOS A DIFERENTES BEBIDAS ÁCIDAS E PIGMENTADAS - REVISÃO DE LITERATURA




É recorrente a busca por procedimentos estéticos no consultório odontológico. A odontologia contemporânea visa mimetizar os tecidos dentais através de diferentes tipos de materiais com a finalidade de devolver estética e função ao paciente. O Trabalho tem por objetivo: avaliar a influência das bebidas ácidas pigmentadas na alteração de cor das resinas compostas. Esta pesquisa foi desenvolvida através de consulta nas seguintes bases de dados online secundárias: Pubmed e Bireme. Os critérios de inclusão foram: documentos publicados entre os anos de 2015 e 2023, nos idiomas inglês e português. Foram excluídos artigos de relato de caso, não condizentes com o tema da pesquisa, estudos duplicados e incompletos, publicados em anais de eventos, ou que não sejam publicados em revistas cientificas. Os dados obtidos foram organizados em forma de tabelas. Em seguida, foi feita uma análise das pesquisas a fim de verificar quais artigos corroboravam do assunto em questão. Todos os artigos mostraram alteração de cor de resinas compostas imersas em bebidas ácidas. O vinho foi mencionado como a bebida que mais causou mudança de cor, seguindo do café. Portanto conclui-se que as bebidas ácidas pigmentadas da dieta têm grande influência em relação a alteração de cor de restaurações com resina composta. Sendo o vinho, seguido do café, as bebidas que mais influenciaram na alteração da cor da resina.
A EXPLORAÇÃO E O ABUSO SEXUAL INFANTIL NO ÂMBITO FAMILIAR




O abuso sexual infantil é uma realidade dolorosa que afeta crianças e adolescentes em todo o mundo. Trata-se de um problema de saúde pública e uma grave violação dos direitos humanos, deixando marcas profundas nas vítimas e impactando sua saúde física, psicológica e social de forma duradoura. Através de uma abordagem interdisciplinar, serão explorada a seguinte problemática: qual o reflexo juridico do abuso e a exploração sexual? O estudo aqui delineado tem como objetivo geral analisar o abuso sexual infantil no contexto brasileiro, buscando compreender os sujeitos legalmente protegidos e as formas de violência que caracterizam o abuso e a exploração sexual. Objetiva-se de forma específica, com o presente estudo, identificar os principais tipos de abuso sexual infantil; analisar as consequências físicas, psicológicas e sociais do abuso sexual na infância; investigar os fatores de vulnerabilidade e os determinantes sociais relacionados ao abuso sexual; e examinar as políticas de proteção à criança e o papel das instituições na prevenção e no enfrentamento do abuso sexual. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa baseia-se em uma pesquisa bibliográfca, que abrange estudos científicos, documentos técnicos e fontes bibliográficas relevantes sobre o tema. Através do estudo constatou-se que na essencialidade da conscientização do judiciário e profissionais da saúde a importância do depoimento especial, previsto na Lei nº 13.431/2017, como uma medida fundamental para garantir a proteção e o bem-estar das vítimas durante o processo judicial. O depoimento especial proporciona um ambiente acolhedor e seguro para a criança ou adolescente, permitindo que eles relatem os fatos de forma adequada, evitando a revitimização e contribuindo para a obtenção de provas concretas.
USUCAPIÃO E UMA ANÁLISE NO RECURSO ESPECIAL N° 1.840.561 – SP




O presente artigo objetivou trazer a temática do recurso especial n° 1.840.561 São Paulo, um julgado do Superior Tribunal de Justiça, para se discutir sobre a usucapião extraordinária como uma possibilidade de ação usucapião entre ex-cônjuges e ainda versa-se sofre os perigos de não se partilhar os bens após o divórcio que na constância do casamento é regido pelo instituto da mancomunhão e após dissolvida a sociedade conjugal será regido pelo condomínio, acarretando na perca da propriedad, pela inercia de seu titular. Abordando brevemente os conceitos e as modalidades da usucapião, ainda abordou a posse ad usucapionem, falando de seus requisitos animus domini, a continuidade da posse e a posse mansa e pacífica de forma detalhada. Adotando nesta perspectiva o método de revisão bibliográfica, embasando-se em jurisprudências e se valendo de doutrinas acerca do tema. Assim pode-se concluir que apesar de que a usucapião especial atenda ao seu propósito, ficou cristalino que a extraordinária se mostra mais benéfica.
DIETAS BAIXAS EM CARBOIDRATOS: IMPACTOS GLICÊMICOS E LÍPIDICOS EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO 2




Introdução: O diabetes mellitus tipo 2 tornou-se um problema global de saúde, pois a cada ano o número de pessoas com essa patologia aumenta exponencialmente. Dietas de baixo carboidrato vem sendo amplamente estudadas com a finalidade de auxiliar o tratamento da doença. Objetivo: Revisar os efeitos de dietas com baixo teor de carboidratos no controle glicêmico e no perfil lipídico de pessoas com diabetes tipo 2. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados. A pesquisa seguiu as diretrizes do PRISMA. Realizou-se uma busca eletrônica, utilizando os bancos de dados Pubmed, Embase e Web of Science, a coleta de dados ocorreu em agosto de 2023 e as palavras-chaves foram selecionadas a partir dos Descritores em Ciências da Saúde DeCS/MeSH. Os estudos incluídos atenderam aos seguintes critérios: pessoas maiores de 18 anos com diabetes tipo 2, dietas com restrição de carboidratos (menos de 45% de carboidratos totais), marcadores glicídicos (glicemia em jejum e hemoglobina glicada) e lipídicos (triglicerídeos, colesterol total, LDL-c e HDL-c), estudos realizados em humanos, com duração mínima de 12 semanas. Apenas artigos publicados em inglês foram elegíveis e os resultados dos dados foram apresentados em fluxograma e tabelas. Resultados: Todos os oito estudos mostraram uma redução significativa na hemoglobina glicada, três apresentaram uma diminuição na glicemia em jejum após a intervenção. Quanto ao perfil lipídico, cinco relataram uma diminuição significativa de triglicerídeos, enquanto dois mostraram aumento do HDL-c e apenas um relatou redução significativa no colesterol total. Não houve alterações significativas de LDL-c. Conclusões: As dietas de baixo carboidrato possuem efeitos positivos, especialmente no controle glicêmico de pessoas com diabetes tipo 2. Quanto ao perfil lipídico, mostrou-se efetiva principalmente na melhora dos parâmetros de triglicerídeos. No entanto, mais estudos devem ser realizados.
A INFORMATIZAÇÃO DO PROCESSO JUDICIAL: LEI N°11.419/2006 E O ACESSO À JUSTIÇA À LUZ DO NOVO CPC




O presente trabalho de conclusão tem por objetivo analisar as etapas da Informatização do Processo Judiciário, abordando a Lei do Processo Eletrônico e como se deu sua implementação. Desse modo, foram abordados os problemas do judiciário brasileiro devido à sobrecarga de processos. Logo, se tornou necessário a implementação do processo eletrônico, efetivando princípios basilares como o da Celeridade Processual, ampla defesa, Contraditório, Devido Processo Legal e Acesso à Justiça. Além disso, foi feita uma relação entre a Lei do Processo Eletrônico e as abordagens do Código de Processo Civil de 2015, indicando os desafios e também a evolução do processo eletrônico, assim como fazendo uma análise comparativa em relação aos pontos elencados por ambos os dispositivos. Por fim chegou-se à conclusão que, apesar de todos os desafios enfrentados na implementação dos sistemas eletrônicos, o processo judicial passou por uma série de melhorias decorrentes da sua modernização, alcançando uma versão mais segura, estável e eficiente, mas que ainda assim possui alguns pontos a serem melhorados.
ANÁLISE DE IRREGULARIDADES VINCULADAS A PUBLICAÇÕES EM REDES SOCIAIS SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA




Objetivo: A publicidade, dentro do marketing na odontologia, constitui-se como uma ferramenta capaz de estabelecer importantes relações entre profissionais e seus pacientes. Observar quais os descumprimentos em relação ao código de ética da área Odontológica no Instagram. Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal, realizado através de um instrumento adaptado do estudo de Lima AIC et al. (2016), consistindo na análise de irregularidades em publicidade e propaganda tendo como base as infrações éticas dispostas no Código de Ética Odontológica. Para coleta e análise dos dados de propagandas e publicidades irregulares, realizou-se a busca de perfis na rede social Instagram de forma sistemática e não-sistemática, totalizando 50 perfis, durante o mês de abril de 2023. Resultados: Do total de 50 perfis avaliados durante o período avaliado desse estudo, 43 apresentavam fotos de antes e depois, 39 de facetas de resina, 16 de tecido biológico, 24 de botox, 31 com publicidades oferecendo avaliação/serviço gratuito, 45 com publicidade irregular, 22 continham mídia durante procedimento e 15 perfis com posts de campanha day. Conclusão: A maioria das propagandas e publicidades não seguem as normas exigidas pelo CEO e há necessidade de fiscalização das redes sociais.
DEGLUTIÇÃO ATÍPICA COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO PÓS-NATAL DA FUNÇÃO ORAL – REVISÃO DE LITERATURA




O processo fisiológico da deglutição desempenha um papel vital ao transportar saliva, alimentos e líquidos da boca ao estômago por meio de um reflexo complexo, envolvendo componentes do sistema estomatognático que colaboram com o sistema nervoso central por meio de circuitos neurais no esôfago. Esta função é composta por três fases distintas: preparatória/oral, faríngea e esofágica. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo principal examinar a fisiologia da deglutição atípica, com base em uma revisão bibliográfica abrangente, abordando suas principais características, causas e consequências dentro do período de 2018 a 2023. A deglutição atípica está associada à posição inadequada da língua e de outros músculos envolvidos no processo. Durante a fase de dentição mista, ocorrem alterações no sistema estomatognático, marcando a transição do padrão de
deglutição infantil para o padrão adulto. No entanto, em certas situações, a deglutição infantil persiste após a substituição dos dentes decíduos, resultando na deglutição atípica. Isso pode estar relacionado ao uso prolongado de mamadeiras, respiração oral e alterações anatômicas e do sistema nervoso central. O tratamento eficaz da deglutição atípica requer uma colaboração estreita entre cirurgiões-dentistas e profissionais de fonoaudiologia. Em conclusão, este estudo alcançou uma compreensão mais aprofundada da Deglutição Atípica, incluindo suas possíveis causas, impactos sobre os indivíduos afetados e abordagens terapêuticas voltadas para uma abordagem multidisciplinar.
RECONHECIMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUANTO A MULTIPARENTALIDADE




O presente trabalho tem como objetivo estudar o reconhecimento do STF quanto a Multiparentalidade. Começando com a evolução do conceito de filiação, que foi se moldando conforme a evolução da sociedade, que não aceitava mais o modelo patriarcal, priorizando a família baseada no afeto, logo após classificando os tipos de filiação em biológica, jurídica e afetiva. O reconhecimento veio após uma análise de princípios, de discussões e as doutrinas que abordavam O tema da multiparentalidade, e por fim, abordar a recepção do tema por parte do Direito de Família, que ocasionou mudanças no registro, na guarda da criança, na nomeação, no direito de pleitear alimentos, entre outros. Para realizar a pesquisa faz-se o uso do método dedutivo, com o uso da análise da doutrina, de jurisprudência, com o objetivo de abordar a decisão do STF sobre a multiparentalidade. Conclui-se que a multiparentalidade foi recepcionada por toda a sociedade, com objetivo de proteger as novas famílias que estavam surgindo, e assim proteger os direitos das crianças.
INIMPUTABILIDADE POR INSANIDADE MENTAL: UM OLHAR PARA A RESSOCIALIZAÇÃO




O presente trabalho tem por objetivo, discorrer acerca do entendimento doutrinário que cerca o Direito Penal, para definir quais os inimputáveis que cometem um crime, com enfoque nos que são acometidos por algum tipo de transtorno mental. E desse modo, buscar traçar uma linha de afinidade entre essas áreas do conhecimento de forma a esclarecer um tema específico na área jurídica, para que assim seja declarado a inimputabilidade do agente. Dentro dessa perspectiva, chegou-se a problemática com relação a aplicação das medidas de segurança tendo como base a lei nº 10.216/2001 observando-se o princípio da dignidade da pessoa humana, além de um tratamento humanizado, onde o objetivo é o fim dos manicômios judiciários para devida reinserção do indivíduo na sociedade, sendo realizadas pesquisas bibliográficas, de cunho qualitativo, que têm por objetivo explorar saberes que se mostraram essenciais, embasados na lei e na jurisprudência, bem como as características específicas na qual, eventualmente, não estão presente no momento do devido acompanhamento do agente.
ADOÇÃO HOMOAFETIVA E SUAS IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E SOCIAIS




Ao longo do tempo, as dinâmicas familiares passaram por transformações significativas. Considerando que as relações familiares não são mais baseadas em obrigações, mas sim na livre escolha e atração mútua. Isso levou a avanços nas formações das famílias, como a possibilidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Nesse sentido, o presente estudo teve como questão norteadora: A orientação sexual causa implicações negativas para a adoção homoafetiva? Assim, buscou-se apresentar os posicionamentos dos tribunais de superposição, perante a adoção homoafetiva, destacando-se as situações favoráveis e as dificuldades da adoção, nas quais eles sempre prezam pelo bem estar da criança e do adolescente. A metodologia utilizada realizou uma pesquisa bibliográfica em jurisprudências, artigos e acórdãos relacionados à adoção homoafetiva. Os resultados obtidos evidenciaram que a estrutura das famílias tem passado por inúmeras mudanças, no decorrer do tempo, entretanto, apesar dos avanços, ainda há necessidade de uma proteção legal adequada. Considerando que a família homoafetiva, por exemplo, é reconhecida somente por decisões judiciais, gerando receios, quanto a possíveis retrocessos, dependendo do contexto político vivenciado. Diante disso, concluiu-se que o reconhecimento legal da família homoafetiva é apenas o primeiro passo, sendo necessária a adoção de mais medidas legais para garantir que essas famílias tenham o mesmo status jurídico atribuído às famílias heteronormativas. Portanto, a legislação precisa evoluir para acomodar a diversidade das famílias existentes na sociedade atual.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO NAS REDES SOCIAIS E SEUS IMPACTOS NA CULTURA BRASILEIRA




O artigo trata de uma análise histórica do direito da liberdade de expressão, revisando sua trajetória histórica e a sua influência no cenário social e jurídico brasileiro. Esse artigo se objetiva fornecer outra ótica à história e as noções dos direitos individuais e analisar os conflitos existentes dentro do tema. Como método de estudo se utilizou pesquisa em livros e artigos, além de reportagens e cartas. Após as análises e estudo, concluiu-se a existência de um cenário jurídico que apesar das tentativas, ainda se encontra imaturo para lidar com as presentes demandas que vem com as redes sociais. Ainda, se constatou que a sociedade brasileira se encontra dependente das redes sociais, essa dependência fornece aos grupos que possuem maior influência nas redes sociais uma capacidade executória e proibitiva exacerbada. Estes grupos acabam por exercer controle do ambiente e afastando os com opinião contrária, limitando o direito de expressão do individuo.
SISTEMA DE PROVAS NOS CRIMES VIRTUAIS: OS DESAFIOS DA INSTRUÇÃO PROBATÓRIA EM AÇÕES PENAIS AOS CRIMES VIRTUAIS NO BRASIL




O crime virtual é um crime que decorre da evolução tecnológica pela qual passa a sociedade contemporânea. Os avanços tecnológicos e as novas descobertas científicas trouxeram novas realidades para a humanidade, onde o espaço e a existência física não são base para o cometimento de atos ilícitos. Com a crescente demanda de crimes envolvendo meios cibernéticos, tem que ser voltado procedimentos que identifiquem melhor as infrações cometidas, pra identificar: quais os possíveis danos causados? Quais as vulnerabilidades identificadas? Quais as melhorias e medidas que possam ser adotadas pra cessar esse problema? Quais as medidas judiciais cabíveis a o criminoso? Assim o objetivo geral desse estudo foi analisar os obstáculos dos procedimentos investigativos, para a proteção estatal dos direitos dos usuários perturbados por tais delitos. Nesse deslinde, o método aplicado na pesquisa será o hipotético dedutivo, assim a pesquisa teve caráter bibliográfico com abordagem qualitativa e no que cerne aos objetivos, optou-se pela pesquisa exploratória. Concluiu-se que a velocidade da tecnologia e os mais diversos mecanismos de comunicação fazem com que meios de criminalidade e anonimato sejam criados e modificados diariamente. Diante das questões probatórias levantadas em nossa pesquisa, buscamos encontrar uma alternativa para que o Estado veja de forma adequada neste ambiente veloz e mutável, garantindo a proteção da privacidade individual, ao invés de desconstruir os direitos e garantias que foram obtidos.
A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS- LGPD NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS




O presente estudo tem por objetivo compreender acerca da importância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais- LGPD nas relações trabalhistas, com o intuito de demonstrar que essa legislação visa assegurar os direitos fundamentais dos trabalhadores presentes na Constituição Federal. Diante do exposto, a problemática abordada no estudo é: qual a importância da LGPD para as relações trabalhistas, tendo em vista a seguinte hipótese: a lei tem diversos impactos, uma vez que as empresas, diante da relação contratual, detêm o tratamento de dados pessoais do empregado, deve assegurar que esses dados não sejam violados, tendo como base a LGPD. Assim, entende-se como objetivo geral analisar a importância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais nas relações trabalhistas. No que se refere aos objetivos específicos, tem-se de compreender a evolução da era digital e o direito fundamental à privacidade; identificar a Lei Geral de Proteção de Dados, abordando seus fundamentos e princípios, bem como, abordar a importância da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para as relações trabalhistas; determinar a relação da LGPD com as relações de trabalho. A metodologia apresentada no trabalho da pesquisa tem por objetivo alcançar os objetivos propostos nesse trabalho, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa interpretativa-compreensiva. Conclui-se que a LGPD é aplicada nas relações trabalhistas como uma forma de assegurar os direitos fundamentais da Constituição Federal e, portanto, tem uma relevância no Direito do Trabalho.
RESPONSABILIDADE CIVIL DE DIGITAL INFLUENCER POR PUBLICIDADE ILÍCITA




Com avanço da tecnologia e o exponencial crescimento do uso da internet, surgiu-se o denominado digital influencer, este sendo o indivíduo que utiliza sua rede social para realizar divulgações, publicidades, expressar análises e influenciar a opinião de seus seguidores de maneira profissional, tornando-os visados pelas empresas para realizar propagandas de seus produtos e serviços, considerando a maior proximidade com o público alvo. Assim, busca-se com o presente trabalho analisar as implicações jurídicas da prática de publicidades ilícitas por parte dos influenciadores digitais, identificando a sua responsabilidade civil em relação às suas postagens, bem como avaliar as medidas regulatórias adotadas pelas plataformas de mídia social em relação às postagens dos influenciadores digitais, por meio de uma pesquisa bibliográfica na área jurídica, com uma abordagem dedutiva e dialética. As aludidas análises se fazem necessárias, considerando que o aludido tema se encontra presente no cotidiano de milhares de brasileiros que, ao utilizarem as redes sociais, são constantemente bombardeados por conteúdos publicitários feitos de maneira irregular e/ou abusiva, deixando-os vulneráveis à prejuízos moral e financeiro. Deste modo, concluiu-se que, na prática, estão presentes os requisitos necessários para a invocação da responsabilidade civil do influenciador digital em relação às publicidades abusivas e ilegais por ele veiculadas, no entanto, carece no ordenamento jurídico brasileiro regulamentação do tema em comento, demonstrando, assim, a necessidade de intervenção do Estado a fim de regulamentar a responsabilização do influenciador digital e das plataformas digitais em relação às publicidades lesivas ao consumidor que são veiculadas nas redes sociais.
PROTEÇÃO INTELECTUAL E INDUSTRIAL NO DESIGN DA MODA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO




Este estudo foca no Direito da Moda, examinando a proteção legal da propriedade industrial, intelectual e dos direitos autorais no design de moda no contexto jurídico brasileiro. A relação entre direito e moda tem raízes antigas, quando não havia regulamentações para o uso de materiais, incluindo tecidos e cores específicas para diferentes classes sociais. A pesquisa analisa como os instrumentos legais existentes podem proteger o design de moda, apesar de não fornecerem uma proteção direta e completa. Além disso, destaca avanços legais significativos na proteção intelectual e industrial no design de moda, relevante devido ao crescimento constante da indústria da moda no Brasil. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa utiliza revisão bibliográfica com referências de livros, sites e jurisprudência, visando aumentar a conscientização sobre os direitos de proteção no setor de moda. O artigo está dividido em quatro capítulos, abordando a proteção de propriedade industrial e intelectual, práticas desleais na indústria da moda, impactos fiscais, questões dos consumidores e contratos na área do Direito da Moda. Trata-se de uma pesquisa descritiva, teórica e baseada em fontes bibliográficas, e analisa a proteção intelectual e industrial no design de moda no Brasil destacando a necessidade de conscientização e melhoria na proteção legal para os criadores de moda. Também enfatiza a interconexão do Direito da Moda com várias áreas do direito e a importância de especialistas na área e do registro adequado de marcas para proteger criações originais contra o plágio.
RELAÇÃO ENTRE A INGESTÃO ALIMENTAR DE POLIFENÓIS E A SÍNDROME METABÓLICA




Introdução: A síndrome metabólica é um agrupamento de doenças crônicas não transmissíveis, caracterizada por obesidade abdominal, níveis elevados de pressão arterial, glicose em jejum e dislipidemia, sendo considerada um problema de saúde pública. Os polifenóis associam-se na melhora dos componentes da síndrome, promovendo efeitos benéficos dada sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Objetivo: Investigar a relação entre a ingestão de polifenóis e os componentes individuais da síndrome metabólica em pacientes de uma clínica escola de Teresina-Piauí. Métodos: Estudo descritivo, quantitativo, com delineamento transversal. Utilizou-se o banco de dados de uma pesquisa realizada em uma clínica escola, cujo projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Uninovafapi. Foram incluídos nesta pesquisa 48 indivíduos de ambos os sexos, idade igual ou acima de vinte anos, e excluídos os indivíduos que não possuíram dados completos no banco. A síndrome metabólica foi definida conforme critérios do National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III e utilizou-se dados de consumo alimentar obtidos pela aplicação de Recordatório Alimentar de 24 horas. Para estimar a ingestão de polifenóis utilizou-se a base de dados Phenol-Explorer 3.6. Os dados foram analisados utilizando o pacote estatístico Stata® versão 14. Foram aceitos como estatisticamente significativos os testes com valor de p < 0,05. Resultados: A Síndrome Metabólica foi identificada em 31,2% da amostra, sendo adultos 25,6% e idosos 55,6%. A média de ingestão de polifenóis totais foi 931,7 mg/dia. Os ácidos fenólicos constituíram a classe de maior ingestão (46,9 mg/dia), seguido as lignanas (14,2 mg/dia) e flavonas (8,2 mg/dia). Os principais alimentos contribuintes de polifenóis foram canela (97,8%), feijão (63%) e amendoim (40,8%). Conclusão: Não foi observada associação significativa entre a ingestão de polifenóis e a Síndrome Metabólica. Dada a relevância do tema, destaca-se a importância de incentivar pesquisas adicionais sobre o conteúdo de polifenóis, especialmente em frutas e vegetais
O BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA ENQUANTO DIREITO SOCIAL: LEIS, NORMAS E O DEVIDO PROCESSO PARA SUA CONCRETIZAÇÃO




O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral mostrar como são feitos o processo de solicitação e os requisitos que precisam ser cumpridos para que ocorra a concessão do BPC. Os objetivos específicos são apresentar sua natureza jurídica e sua importância para a sociedade. O Benefício de Prestação Continuada é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência ou idoso acima de 65 anos que comprove não possuir renda para manter sua família. Para ter direito ao referido benefício, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo, segundo as regras estabelecidas pelo INSS, por isso é um benéfico de extrema importância, para a transferência de renda no país, como isso impactando em várias áreas da economia. No presente trabalho, optou-se por um estudo de caráter exploratório, bem como pela pesquisa bibliográfica utilizando como base a Constituição Federal do Brasil de 1988. Conclui-se que o BPC é um direito social muito importante para as pessoas em situação de vulnerabilidade, porém ainda enfrenta alguns obstáculos, como transparência nas regras de elegibilidade que, muitas vezes, podem levar há um processo judicial.
FAZER VIVER OU DEIXAR MORRER: O CUMPRIMENTO DA PENA DE LIBERDADE POR MULHERES TRANSEXUAIS NO SISTEMA CERCERÁRIO BRASILEIRO




O sistema carcerário brasileiro está em colapso, resultando em violações frequentes e massivas dos direitos fundamentais das pessoas nele detidas. Assim, a pesar da Constituição estabelecer direitos importantes para a concretização do Estado Democrático de Direito, as pessoas travestis, transexuais e transgênero sob pena de prisão não desfrutam dessas garantias. O presente estudo pretende demonstrar as violações dos direitos de mulheres transexuais no sistema carcerário e a efetividade da tutela jurídica a essa comunidade Para a condução deste estudo, empregou se uma abordagem metodológica baseada em pesquisa dedutiva, que envolveu análise d a literatura que aborda a temática da transexualidade e o sistema prisional. A busca foi realizada nas bases de dados Scielo, BDTD, Google acadêmico, periódicos UNIRIO, UFRN, UFCG e UFC Através da análise dos dados coletados, é evidente a negação de direitos e a invisibilidade enfrentados por pessoas transexuais e travestis no sistema prisional brasileiro, destacando a ineficácia das normas de proteção desses direitos.